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Informações e Inscrições em VII CONGRESSO - LITERACIA, NARRATIVAS E DIREITOS HUMANOS
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DIVULGAÇÃO

ACD14A - 4º Encontro Educação Pela Arquitetura - Parte I
Ação de Formação realizada em regime híbrido ONLINE e PRESENCIAL
ACD
3.0 horas
Presencial
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
A Rede Educação Pela Arquitetura (EPA) reúne e dá a conhecer projetos nacionais que trabalham em torno da educação na sua relação com a arquitetura e o ambiente construído. A arquitetura oferece um enorme campo de possibilidades enquanto ferramenta educativa. Ao refletirmos sobre o mundo que nos rodeia e ...
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Ref. 436ACD14A - 25-26 Inscrições abertas até 16-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD14A - 25-26
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 17-10-2025
Fim: 17-10-2025
Regime: Presencial
Local: Colégio Bissaya Barreto
Formador
Maria Inês de Barros Macias Marques
Margarida Louro
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Associação de Escolas Minerva / Plano Nacional das Artes
Enquadramento
A Rede Educação Pela Arquitetura (EPA) reúne e dá a conhecer projetos nacionais que trabalham em torno da educação na sua relação com a arquitetura e o ambiente construído. A arquitetura oferece um enorme campo de possibilidades enquanto ferramenta educativa. Ao refletirmos sobre o mundo que nos rodeia e sobre a nossa relação com os lugares que habitamos, podemos envolver toda a sociedade na construção de cidades melhores. Com o apoio do Plano Nacional das Artes, este evento anual com formação acreditada para professores de todos os ciclos de ensino, visa a partilha de práticas pedagógicas inovadoras em torno da arquitetura e do ambiente construído, contando com a participação de projetos educativos nacionais.
Objetivos
Promover a reflexão sobre o papel da arquitetura e do espaço na educação e na formação de cidadãos mais conscientes, criativos e participativos. Valorizar a arquitetura como prática educativa e como instrumento de transformação social. Fomentar o diálogo entre educadores, arquitetos e comunidades educativas, integrando a dimensão espacial na construção de ambientes de aprendizagem significativos.
Conteúdos
PARTE I | ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PELA ARQUITETURA 1. Abertura do encontro | Patrícia Viegas Nascimento, Fundação Bissaya Barreto 2. Rede Educação pela Arquitetura | Margarida Louro, EPA e FA Junior 3. Que Espécie de Espaço Criamos? O Espaço como Agente de Transformação Social | Mª João Tudela e António Cerdeira, Plano Nacional das Artes 4. Educação e Cidadania | Alexandre Resende, Fundação Serra Henriques 5. Arquitetura como prática educativa: o contributo da Arte Central para a formação contínua de docentes | Marta Ornelas, Arte Central 6. Debate
Metodologias
Partilha de práticas pedagógicas inovadoras em torno da arquitetura e do ambiente construído, contando com a participação de projetos educativos nacionais.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Anexo(s)
Observações
Esta Formação será realizada em regime híbrido: Online e Presencial na Casa Bissaya Barreto - Coimbra
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

ACD14B - 4º Encontro Educação Pela Arquitetura - Parte II
Ação de Formação realizada em regime híbrido ONLINE e PRESENCIAL
ACD
3.0 horas
Presencial
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
A Rede Educação Pela Arquitetura (EPA) reúne e dá a conhecer projetos nacionais que trabalham em torno da educação na sua relação com a arquitetura e o ambiente construído. A arquitetura oferece um enorme campo de possibilidades enquanto ferramenta educativa. Ao refletirmos sobre o mundo que nos rodeia e ...
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Ref. 437ACD14B - 25-26 Inscrições abertas até 16-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD14B - 25-26
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 17-10-2025
Fim: 17-10-2025
Regime: Presencial
Local: Colégio Bissaya Barreto, Coimbra
Formador
Maria Inês de Barros Macias Marques
Margarida Louro
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Associação de Escolas Minerva / Plano Nacional das Artes
Enquadramento
A Rede Educação Pela Arquitetura (EPA) reúne e dá a conhecer projetos nacionais que trabalham em torno da educação na sua relação com a arquitetura e o ambiente construído. A arquitetura oferece um enorme campo de possibilidades enquanto ferramenta educativa. Ao refletirmos sobre o mundo que nos rodeia e sobre a nossa relação com os lugares que habitamos, podemos envolver toda a sociedade na construção de cidades melhores. Com o apoio do Plano Nacional das Artes, este evento anual com formação acreditada para professores de todos os ciclos de ensino, visa a partilha de práticas pedagógicas inovadoras em torno da arquitetura e do ambiente construído, contando com a participação de projetos educativos nacionais e internacionais.
Objetivos
Promover o conhecimento e a partilha de projetos educativos que integram a arquitetura, o espaço e a cultura como meios de aprendizagem e participação cívica. Valorizar experiências nacionais e internacionais que articulam teoria e prática na educação para o ambiente construído. Estimular a reflexão sobre o papel da arquitetura e do urbanismo na formação integral de crianças, jovens e cidadãos ativos.
Conteúdos
PARTE II | PROJETOS EDUCATIVOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS (ALEMANHA) 1. Built Environment and Architecture Education for Children and Youth – An International Perspective on Theory and Practice | Angela Million, Technische Universität Berlin 2. Baukultur | Anke M. Leitzgen, #stadtsache app 3. Isto não é um jogo / This is not a game - Em Busca da Voz da Criança | Alexander Novikov and Elena Karpilova, The Architectural Thinking School for Children 4. Aprender com os Lugares: Experiências Educativas e de Mediação no Convento São Francisco Catarina Moura, Projeto Educativo e Mediação de Públicos do Convento de São Francisco 5. À DERIVA: Festival de Arquitetura Design e Artes | Susana Lobo, Universidade de Coimbra 6. Debate 7. Encerramento
Metodologias
Partilha de práticas pedagógicas inovadoras em torno da arquitetura e do ambiente construído, contando com a participação de projetos educativos nacionais.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação
Anexo(s)
Observações
Esta Formação será realizada em regime híbrido: Online e Presencial na Casa Bissaya Barreto - Coimbra
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

AF24 - Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa
EXCLUSIVA PARA DOCENTES DO AE RAINHA SANTA ISABEL
Oficina
50.0 horas
b-learning
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem, enriquecidos com recursos e equipamentos tecnológicos, para serem utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos ...
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Ref. 329AF24-T12_AERSI Inscrições abertas até 17-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-126798/24
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 22-10-2025
Fim: 18-12-2025
Regime: b-learning
Local: Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel
Formador
Pedro Nuno Abrantes Oliveira Elias
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Enquadramento
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem, enriquecidos com recursos e equipamentos tecnológicos, para serem utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Com os recursos e equipamentos LED, os alunos podem potenciar as suas experiências de aprendizagem, ao realizarem atividades práticas e criativas, tais como: pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, criar artefactos e soluções, criar histórias, desenvolver projetos, entre outras. Está prevista a instalação, no total, de 1300 LED nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e com ensino secundário, medida integrada na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da “Transição digital na Educação”. De salientar que os LED assumem o formato de laboratórios multifacetados, direcionados para o desenvolvimento das áreas da Programação e Robótica, Artes e Multimédia e STEM (https://led.dge.medu.pt/). Neste contexto, a Direção-Geral da Educação considerou importante o desenvolvimento desta formação, que apresenta e explora exemplos práticos para serem aplicados na sala de aula, utilizando componentes e equipamentos tecnológicos fornecidos pelos LED, com o objetivo de apoiar as escolas na integração pedagógica destas tecnologias.
Objetivos
Conhecer os propósitos pedagógicos dos Laboratórios de Educação Digital (LED); Explorar cenários de aprendizagem LED, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Experimentar atividades com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED; Implementar atividades de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar. Criar um cenário de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar. Refletir sobre a aplicação destas práticas em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
Conteúdos
Os conteúdos da ação de formação encontram-se organizados da seguinte forma: Módulo 0: Apresentação (2 horas: 2P) Apresentação dos formandos e formadores. Apresentação da formação. Introdução aos Laboratórios de Educação Digital. Conhecer o modelo de cenário de aprendizagem. Iniciar um mural de partilha das atividades da formação. Módulo 1: Aprender com recurso à impressão 3D (4 horas: 2P; 2 Síncronas) Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização da impressão 3D. Explorar a criação de objetos 3D, configuração da impressão e parametrização de objetos a imprimir. Realizar atividades práticas com recurso à impressão 3D, adequadas a diversos contextos curriculares. Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à impressão 3D. Módulo 2: Comunicar com Artes e Multimédia (4 horas: 2P; 2 Síncronas) Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização de equipamento Multimédia. Explorar a utilização do teleponto e do Chroma Key. Explorar funções básicas de um editor de vídeo, como recorte, inclusão de filtros, texto, áudio e legendas. Realizar atividades práticas com a utilização de equipamento Multimédia, adequadas a diversos contextos curriculares. Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização de equipamento Multimédia. Módulo 3: Investigar com o micro:bit (4 horas: 2P; 2 Síncronas) Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização de placas micro:bit. Explorar a programação das placas micro:bit, a partir do simulador, abordando desde projetos simples (como a exibição de mensagens ou animações) a projetos com uso de sensores. Realizar atividades práticas com a utilização de placas micro:bit, adequadas a diversos contextos curriculares. Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização de placas micro:bit. Módulo 4: Explorar e programar com robôs (4 horas: 2P; 2 Síncronas) Explorar cenários de aprendizagem com recurso a robôs. Explorar conceitos básicos de programação de robôs, incluindo movimentos simples e o uso de sensores e motores. Realizar atividades práticas com a utilização de robôs, adequadas a diversos contextos curriculares. Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização da robótica. Módulo 5: Atividades STEM na sala de aula (4 horas: 2P; 2 Síncronas) Explorar cenários de aprendizagem com recurso ao equipamento STEM. Explorar componentes do kit de ciências sobre energias renováveis. Realizar atividades práticas para a utilização de equipamento STEM, adequadas a diversos contextos curriculares. Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso ao equipamento STEM. Módulo 6: Apresentação e reflexão sobre a implementação (3 horas: 3P) Autoavaliação e autorreflexão sobre o processo de implementação desenvolvido. Apresentação e reflexão crítica sobre a experiência realizada e resultados obtidos. Reflexão final sobre a ação de formação.
Metodologias
Presencial/Síncrono: A oficina irá decorrer na modalidade de B-Learning com sessões presenciais e sessões online síncronas, com a seguinte distribuição: 15h presenciais e 10 horas online síncronas. O formador irá recorrer às plataformas de gestão de aprendizagem e de videoconferência para a dinamização das sessões online síncronas. Trabalho autónomo : 25 horas de trabalho autónomo para: Os formandos criam e implementam 2 atividades de aprendizagem, em contexto disciplinar e/ou interdisciplinar, integrando os conteúdos explorados nas sessões conjuntas. Durante as sessões de formação refletem e participam nas tarefas em curso. Como trabalho final, criam um cenário de aprendizagem com recurso aos LED, incluindo atividades experimentadas com os alunos, e elaboram o seu Relatório de Reflexão Crítica Individual, submetendo-os em local próprio.
Avaliação
O regime de avaliação adotado será contínuo, abrangendo a avaliação do trabalho presencial e do trabalho autónomo em sala de aula, considerando as atividades realizadas com os alunos em sala de aula ou noutros contextos escolares. No final da Oficina de Formação, os formandos serão também avaliados pela apresentação final do trabalho realizado e pelo relatório individual. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Bibliografia
Attewell, Jill (2020). Makerspaces in schools. Practical guidelines for school leaders and teachers. e50edfbf-b30d-49a2-a066-da2991cfb921 (eun.org) Attewell, Jill (2019). Building Learning Labs and Innovative Learning Spaces: Practical guidelines for school leaders and teachers. https://fcl.eun.org/documents/10180/4589040/FCL_guidelines_2019_DEF.pdf Bannister, D. (2017). Guidelines on exploring and adapting learning spaces in schools, Practical guidelines for school leaders and teachers. European Schoolnet. Belgium. https://files.eun.org/fcl/Learning_spaces_guidelines_Final.pdf Carravetta, L. (2015). Do microensino à vídeo-aula na era digital. file:///C:/Users/apaul/Downloads/admin,+Carravetta+OK+Fechada.pdf European Schoolnet (2019). The STE(A)M IT Framework: European integrated Stem teaching framework. https://files.eun.org/STEAMIT/STE(A)M-IT-Framework-Digital.pdf
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 29-10-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 31-10-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
4 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 07-11-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
6 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
8 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
10 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 28-11-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
12 | 05-12-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
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II Congresso Internacional GeoGebra: Um Encontro Global para Transformar a Educação com o GeoGebra
Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 500 e 510
Curso
20.0 horas
Presencial
Professores dos grupos de recrutamento 230, 500 e 510
O GeoGebra consolidou‑se como ferramenta digital de referência para a visualização e exploração dinâmica de conceitos matemáticos e científicos. O II Congresso Internacional GeoGebra, a realizar‑se em Coimbra em 2025, tem como propósito promover a partilha de investigações, materiais didáticos e práticas ...
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Ref. 411AFC02 - 25-26 Inscrições abertas até 20-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135598/25
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 20.0 horas
Início: 23-10-2025
Fim: 25-10-2025
Regime: Presencial
Local: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Formador
Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva
José Manuel Dos Santos Dos Santos
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 230, 500 e 510
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 500 e 510. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 500 e 510.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Associação de Escolas Minerva/Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Enquadramento
O GeoGebra consolidou‑se como ferramenta digital de referência para a visualização e exploração dinâmica de conceitos matemáticos e científicos. O II Congresso Internacional GeoGebra, a realizar‑se em Coimbra em 2025, tem como propósito promover a partilha de investigações, materiais didáticos e práticas inovadoras que integram o GeoGebra em diferentes níveis de ensino e contextos internacionais. A estrutura do congresso assenta em sete núcleos temáticos que abrangem: (i) o ensino e a aprendizagem da Matemática; (ii) a investigação educacional; (iii) a formação de professores; (iv) as abordagens STEAM; (v) a inovação tecnológica futura; (vi) a educação inclusiva; e (vii) aplicações em domínios extraescolares. O reconhecimento pelo CCPFC de até 21 horas de formação evidencia a relevância desta ação para o desenvolvimento profissional docente. Ao frequentar o congresso, os participantes terão acesso a conhecimentos atualizados sobre pensamento computacional, modelação, impressão 3D, realidade aumentada e demonstração automática de teoremas, reforçando competências pedagógicas alinhadas com as orientações curriculares do ensino básico e secundário em Portugal.
Objetivos
- Atualizar conhecimentos sobre as potencialidades do GeoGebra no ensino da Matemática, da Física e da Química; - Promover a integração de abordagens STEAM e de pensamento computacional em tarefas investigativas apoiadas pelo GeoGebra; - Desenvolver práticas inclusivas que respondam às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais; - Explorar estratégias de modelação matemática com recurso a impressão 3D e realidade aumentada; - Refletir criticamente sobre investigações recentes em educação matemática e ciências, nomeadamente no contexto STEAM, apresentadas pelos conferencistas e sobre as implicações para a prática docente; - Fomentar redes de colaboração entre docentes e investigadores em torno do uso do GeoGebra.
Conteúdos
A organização científica do congresso distribui‑se por conferências plenárias, comunicações paralelas, pósteres e workshops práticos. Os conteúdos incluem: - GeoGebra no ensino de tópicos geométricos, algébricos e estatísticos; - Modelação e impressão 3D em contextos matemáticos e interdisciplinares; - Pensamento computacional e programação integrada no GeoGebra; - Estratégias inclusivas e acessibilidade digital; - Formação inicial e contínua de professores com tecnologias dinâmicas; - Inteligência artificial, demonstração automática e realidade aumentada no GeoGebra; - Projetos STEAM e aplicações em contextos não formais.
Metodologias
Serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas A ação adota uma metodologia combinada de sessões expositivas, demonstrações interativas e oficinas de aprendizagem ativa. As conferências plenárias proporcionam enquadramento teórico‑didático, enquanto as comunicações paralelas e os pósteres fomentam a discussão crítica de investigações e práticas. Os workshops práticos privilegiam a experimentação hands‑on com o GeoGebra, permitindo aos formandos conceber e testar recursos didáticos alinhados com os currículos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário. O debate em mesa redonda e os grupos de trabalho facilitam a reflexão colaborativa sobre a transposição didática dos conteúdos e sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos. A documentação digital será disponibilizada em plataforma online, assegurando o acompanhamento assíncrono dos formandos.
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
António, M., & Pantoja Maciel, M. A. (2023). Utilização do software GeoGebra no ensino de Física Quântica. E-Boletim da Física, 11(1). https://doi.org/10.26512/e-bfis.v11i1.47352Pessoa, W. D. (2018). Uso de recursos digitais 3D no ensino de Química: As potencialidades do GeoGebra®. RELACult Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, 4, 115. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.710Gutiérrez Araujo, R. E., & Castillo Bracho, L. A. (2020). Simuladores com o software GeoGebra como objetos de aprendizagem para o ensino da Física. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 47, 201216. https://doi.org/10.17227/ted.num47-11336Buene, B. C., & Munguambe, Y. (2024). GeoGebra como software auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de funções quadráticas. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 13(1), 6189. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p061-0089Vidade, A. E. B., & Mafuiana, A. A. M. (2024). Inovação da prática pedagógica suportada pelo GeoGebra em contexto da Educação STEAM e melhoria do ensino e aprendizagem de Química. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 13(1), 733. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p007-033
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º Outros docentes, por ordem de inscrição.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 10:00 - 12:00 | 2:00 | Presencial |
4 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 25-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 25-10-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
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ACD09 - Técnicas para chegar ao coração dos jovens: da teoria à prática
A atividade faz parte do Pré Congresso - 9º Congresso Internacional Conversas de Psicologia
ACD
3.0 horas
Presencial
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Portugal tem cerca de 6500 crianças e jovens colocados em Acolhimento Residencial, ou seja, privados do Direito a cresceram numa família.
Eventualmente serão a face mais visível de dezenas de milhares que têm processos nas 313 CPCJs de todo o país.
Falamos de uma infância particularmente vulnerável e ...
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Ref. 428ACD09 25-26 Inscrições abertas até 27-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD09 - 2025-2026
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 03-11-2025
Fim: 03-11-2025
Regime: Presencial
Local: Instituto Superior de Contabilidade e Administração - ISCAC
Formador
João Pedro Marceneiro Gaspar
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Associação de Escolas Minerva / PAJE
Enquadramento
Portugal tem cerca de 6500 crianças e jovens colocados em Acolhimento Residencial, ou seja, privados do Direito a cresceram numa família. Eventualmente serão a face mais visível de dezenas de milhares que têm processos nas 313 CPCJs de todo o país. Falamos de uma infância particularmente vulnerável e que precisa de um olhar atento de profissionais de diversas áreas e este é o propósito desta ACD.
Objetivos
- Elucidar sobre a problemática das crianças e jovens em risco - Abordar dificuldades na transição após a saída do acolhimento residencial - Reforçar a importância de escolas sensíveis ao trauma na infância
Conteúdos
• Contextualização legal da problemática das Crianças e Jovens em Perigo • Trajetórias de pós-acolhimento • Trauma Informed
Metodologias
Workshop com palestra interativa, debate, atividades práticas e estudos de caso
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação
Observações
Critérios de seleção: - 1.º Docentes das Escolas Associadas do CFAE MINERVA, por ordem de inscrição. - 2. º Outros docentes por ordem de inscrição
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
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ACD07 - Avaliar para Aprender: A Dimensão Digital da Avaliação
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
ACD
3.0 horas
Presencial
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
A avaliação é, cada vez mais, um processo contínuo, reflexivo e integrado no ato de aprender. As ferramentas digitais e as novas possibilidades trazidas pela Inteligência Artificial permitem recolher evidências, gerar feedback imediato e envolver os alunos num percurso mais autónomo e autorregulado.
Nesta ...
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Ref. 438ACD07 - 25-26 Inscrições abertas até 31-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD07 - 25-26
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 03-11-2025
Fim: 03-11-2025
Regime: Presencial
Local: Auditório Domus Aeminium
Formador
Marco Alexandre Carvalho Bento
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Associação de Escolas Minerva
Enquadramento
A avaliação é, cada vez mais, um processo contínuo, reflexivo e integrado no ato de aprender. As ferramentas digitais e as novas possibilidades trazidas pela Inteligência Artificial permitem recolher evidências, gerar feedback imediato e envolver os alunos num percurso mais autónomo e autorregulado. Nesta ação, os professores serão convidados a refletir sobre a avaliação digital não como um instrumento de medição, mas como um processo de aprendizagem ativo, onde as tecnologias potenciam a avaliação formativa, a autoavaliação e a coavaliação. Partindo de exemplos práticos e plataformas digitais, serão apresentadas estratégias que integram o digital na avaliação com propósito pedagógico e ético.
Objetivos
• Promover uma abordagem pedagógica à avaliação digital, centrada na aprendizagem e no desenvolvimento de competências dos alunos. • Compreender o papel da avaliação digital como motor de aprendizagem. • Explorar ferramentas digitais que potenciem feedback formativo e envolvimento dos alunos. • Refletir sobre critérios, rubricas e instrumentos digitais de avaliação. • Integrar práticas de autoavaliação e coavaliação em ambientes digitais. • Analisar exemplos de boas práticas e promover a partilha de experiências.
Conteúdos
A avaliação como processo de aprendizagem: princípios e enquadramento. A transição do paradigma “avaliar para classificar” para “avaliar para aprender”. Ferramentas digitais de apoio à avaliação. Feedback formativo digital: tipos, tempos e estratégias. A Inteligência Artificial como apoio à personalização e monitorização da aprendizagem. Construção de instrumentos digitais: rubricas, grelhas e formulários. Ética, transparência e fiabilidade na avaliação digital.
Metodologias
A sessão seguirá uma metodologia interativa e prática, com exposição dialogada com partilha de exemplos reais de práticas pedagógicas, demonstração e exploração de ferramentas digitais aplicadas à avaliação.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Observações
Bibliografia: Fernandes, D. (2006). Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. Porto Editora. Fernandes, D. (2019). Avaliar para aprender: repensar a avaliação das aprendizagens. Porto Editora. OCDE (2021). Digital Education Outlook 2021: Smart Technologies and the Future of Learning. OECD Publishing. Perrenoud, P. (1999). Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Editora. Santos, J. A., & Carvalho, A. A. (2020). Avaliação Digital das Aprendizagens: Perspetivas, desafios e práticas docentes. Universidade do Minho.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

ACD12 - CINEMA E EDUCAÇÃO – PRODUÇÃO DE PEQUENA NARRATIVA
ACD
9.0 horas
Presencial
Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
A linguagem audiovisual tornou-se dominante nas práticas comunicativas entre os jovens, tanto na partilha, como na produção de conteúdos para as redes sociais. A massificação desta linguagem conduziu a práticas menos corretas de linguagem e de comunicação, transformando-se num discurso corrosivo ao serviço ...
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Ref. 433ACD12 - 25-26 Inscrições abertas até 17-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD12 - 2025-2026
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 9.0 horas
Início: 22-11-2025
Fim: 22-11-2025
Regime: Presencial
Local: Centro Cultural Penedo da Saudade
Formador
José Carlos dos Santos Vieira
Destinatários
Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Associação de Escolas Minerva / Escola Secundária Avelar Brotero
Enquadramento
A linguagem audiovisual tornou-se dominante nas práticas comunicativas entre os jovens, tanto na partilha, como na produção de conteúdos para as redes sociais. A massificação desta linguagem conduziu a práticas menos corretas de linguagem e de comunicação, transformando-se num discurso corrosivo ao serviço de práticas pouco dignas de intervenção social e de linguagem. Neste sentido importa capacitar, por um lado, a classe docente no manuseamento deste tipo de linguagem e por outro, no desafiar as novas gerações a produzir materiais responsáveis e críticos sobre a sociedade em que vivem. É com este objetivo (e fomentado pela necessidade apontada nos encontros realizados entre professores no âmbito do Festival de Vídeo Escolar i5) que agora se propõe a realização de uma ação de curta duração específica para professores, com o objetivo de desafiarem os seus alunos a produzir no contexto da sua atividade letiva, conteúdos audiovisuais, proporcionando ferramentas para o acompanhamento da produção das mesmas. Com este objetivo, propõe-se, em forma de uma Oficina de Formação, a realização de uma pequena narrativa, como exemplo prático, partindo de um guião pré-definido.
Objetivos
- Explorar o cinema como instrumento didático; compreender a narrativa cinematográfica; desenvolver competências na produção e edição de uma pequena narrativa.
Conteúdos
- O cinema como instrumento didático; A narrativa cinematográfica: planos e sequências; Produção de uma pequena narrativa com um guião pré-feito.
Metodologias
A ação utilizará os seguintes métodos: expositivo, interrogativo e ativo.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 22-11-2025 (Sábado) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
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