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DIVULGAÇÃO

ACD62 - O Futuro do Ensino da Matemática - XIII Encontro de Estágios Pedagógicos
ACD
5.0 horas
Presencial
Professores do grupo 230 e 500
Pretende-se um contacto com aspetos inovadores do ensino da Matemática cuja importância aumentará no futuro do ensino em Portugal e na Europa. Tal reflete-se nas recentes decisões da Comissão Europeia com vista a um novo Plano de Ação para desenvolvimento de Competências Básicas na Europa.
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Ref. 408ACD62 - 24-25 Inscrições abertas até 30-06-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD62 - 2024-2025
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 5.0 horas
Início: 02-07-2025
Fim: 02-07-2025
Regime: Presencial
Local: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Formador
Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva
Destinatários
Professores do grupo 230 e 500
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
CFAE Minerva / departamento de Matemática da UC
Enquadramento
Pretende-se um contacto com aspetos inovadores do ensino da Matemática cuja importância aumentará no futuro do ensino em Portugal e na Europa. Tal reflete-se nas recentes decisões da Comissão Europeia com vista a um novo Plano de Ação para desenvolvimento de Competências Básicas na Europa.
Objetivos
Apresentar aos participantes diversas novas estratégias para trabalhar na sala de aula de Matemática no Básico e no Secundário as aplicações e Modelação Matemática para responder à necessidade identificada pela Comissão Europeia de “usar e interpretar matemática para resolver problemas em situações do mundo real”.
Conteúdos
Novos modelos matemáticos usados em eleições que satisfaçam critérios democráticos bem quantificados, modelos matemáticos diferentes elaborados para prever se um potencial animal de estimação irá ser bem tratado pelos novos donos, modelos matemáticos diversos testados no ensino da Geometria no Ensino Básico e Secundário usando tecnologia e modelos físicos, discussões à volta das recentes decisões (com data de 5 de março de 2025) da Comissão Europeia sobre um novo Plano de Ação para desenvolvimento de Competências Básicas na Europa, que inclui o desenvolvimento da Literacia Matemática definida como “a capacidade de raciocinar matematicamente e de formular, usar e interpretar matemática para resolver problemas em situações do mundo real, fazer juízos e tomar decisões bem fundamentadas com base em dados”.
Metodologias
Exposições orais seguidas de debate.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação
Observações
PROGRAMA: 14:30 – Sessão de Abertura 14: 45 – Apresentação dos resultados da Competição Internacional “The Internanacional Mathematical Modeling Challenge, IM2C”. 15:00 - Conferência convidada “Teoria dos Jogos em socorro da Democracia” João Luís Soares (Departamento de Matemática, UC) 16:00 – Apresentação dos trabalhos das equipas portuguesas selecionadas do IM2C, sob o tema “Escolhendo o animal de estimação perfeito”. 17:00 – Coffee Break 17:15 – Apresentações dos Professores Estagiários 18:30 – Conferência de Encerramento “O futuro do Ensino da Matemática na Europa” Jaime Carvalho e Silva (Departamento de Matemática (UC) 19:30 – Sessão de encerramento _______________________________________ Critérios de seleção: 1º Docentes dos GR 230 e 500 das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição 2º Docentes dos GR 230 e 500 de outras Escolas, por ordem de inscrição
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 19:30 | 5:00 | Presencial |
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ACD58 - Conviver / Conhecer/ Aprender
EXCLUSIVA para os Docentes do Agrupamento de Escolas de Penacova
ACD
6.0 horas
Presencial
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
A sensibilidade estética e artística, bem como o pensamento crítico e criativo, são áreas de competências identificadas como essenciais no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
O combate ao insucesso escolar tem de passar obrigatoriamente pela motivação dos alunos/as para as aprendizagens ...
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Ref. 400ACD58 - 2024-2025 Inscrições abertas até 01-07-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD58 - 2024-2025
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 6.0 horas
Início: 09-07-2025
Fim: 09-07-2025
Regime: Presencial
Local: AE Penacova
Formador
Nuno Miguel Ferreira Simões
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Associação de Escolas Minerva
Enquadramento
A sensibilidade estética e artística, bem como o pensamento crítico e criativo, são áreas de competências identificadas como essenciais no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O combate ao insucesso escolar tem de passar obrigatoriamente pela motivação dos alunos/as para as aprendizagens escolares. Sendo certo que esta motivação não é igual em todos, cabe aos professores buscar estratégias que favoreçam a motivação e que se adequem o mais possível aos interesses dos alunos/as, resultando na capacidade de se auto motivarem através de uma atitude criativa. A arte leva-nos ao reconhecimento de emoções noutras pessoas, mas também em nós próprios, contribuindo para a criação de habilidade em relacionamentos interpessoais, através do auto conhecimento e do controlo das suas emoções, desenvolvendo competências de aprendizagem sócio emocional. Esta ação de formação pretende proporcionar aos professores/as o conhecimento de estratégias de motivação, através do património artístico e cultural, que lhes permitam escolher as que mais se adequam aos alunos que acompanham. Pretende-se colocar os professores perante o património artístico e cultural, fornecendo-lhes ferramentas que os ajudem a saber ver uma imagem, um objeto, ou uma obra de arte, estabelecendo a relação com vários conteúdos programáticos. Pretende-se ainda contribuir para um ambiente convívio e de conhecimento entre pares, facilitador do trabalho colaborativo e interdisciplinar.
Objetivos
Promover a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Incentivar ao uso de estratégias que facilitem o gosto pela escola e pelas atividades escolares integrando a arte e o património nos currículos essenciais Reconhecer e interpretar obras figurativas e abstratas como significativas para o reconhecimento da relação do Homem com o mundo. Proporcionar aos professores o contato com a obra de arte e transformá-la em instrumentos de aproximação e de investigação suscetíveis de favorecer a revelação das aptidões, a sua aquisição e o seu aperfeiçoamento. Incentivar a aplicação de domínios de autonomia curricular (DAC), áreas de confluência de trabalho interdisciplinar. Cultivar o gosto pela arte e pelos museus.
Conteúdos
O Programa Nacional de promoção do Sucesso Escolar A interpretação da obra de arte tendo por base a cor, a forma e o movimento, mas também a simbologia. A empatia estética na relação entre o Homem e a natureza. Criação de instrumentos de ligação entre a arte e os currículos essenciais. Domínios de Autonomia Curricular.
Metodologias
Viagem a Ílhavo, com visita ao Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário de Bacalhaus, Navio Museu Sto. André, almoço com ementa tradicional, visita ao Museu da Vista Alegre, Capela, Teatro e bairro operário.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
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V Seminário CFAE Minerva - O Bem-Estar e a Escola Digital: Construir Pontes, Criar Equilíbrios
Prioridade aos Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva
Seminário
15.0 horas
Presencial
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
A transformação digital nas escolas tem vindo a acelerar, especialmente no pós-pandemia, colocando em destaque os múltiplos impactos que as tecnologias digitais têm no quotidiano educativo. Se por um lado o digital trouxe inovação, flexibilidade e novas possibilidades de ensino e aprendizagem, por outro ...
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Ref. 403SEM01 Inscrições abertas até 04-07-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135392/25
Modalidade: Seminário
Duração: 15.0 horas
Início: 10-07-2025
Fim: 11-07-2025
Regime: Presencial
Local: Instituto Superior de Contabilidade e Administração - ISCAC
Formador
Nuno Miguel Ferreira Simões
Marco Alexandre Carvalho Bento
Celestino Magalhães
Filipe Gonçalves Galego
Celmira da Conceição Madureira Macedo
João José Marques Pimentel Leal
Jorge Humberto Guerreiro Dias
Vera Margarida Rico da Silva Cunha
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Associação de Escolas Minerva
Enquadramento
A transformação digital nas escolas tem vindo a acelerar, especialmente no pós-pandemia, colocando em destaque os múltiplos impactos que as tecnologias digitais têm no quotidiano educativo. Se por um lado o digital trouxe inovação, flexibilidade e novas possibilidades de ensino e aprendizagem, por outro lado, trouxe também desafios ao nível da sobrecarga cognitiva, gestão do tempo, stress e bem-estar emocional de professores e alunos. Neste contexto, torna-se urgente refletir sobre estratégias que promovam o bem-estar em ambientes escolares digitais, entendendo o digital não como obstáculo, mas como potencial aliado no desenvolvimento de comunidades educativas mais equilibradas, conscientes e saudáveis. Destaca-se também a relevância da implementação dos Laboratórios de Educação Digital (LED) nas escolas como práticas exemplares de integração pedagógica da tecnologia. Os LED, promovidos no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, têm vindo a impulsionar metodologias mais ativas e centradas no aluno, promovendo o bem-estar através de ambientes digitais mais colaborativos, criativos e significativos. Este curso/seminário procurará igualmente valorizar as boas práticas já implementadas nas escolas associadas ao CFAE Minerva, enquanto exemplos inspiradores de transformação pedagógica e de cuidado educativo com o apoio do digital. Esta proposta surge também como ação de disseminação dos resultados do projeto Erasmus+ 'Excelentes Experiências', dinamizado pelo CFAE Minerva ao longo do presente ano letivo, no qual participaram docentes e alunos em mobilidades internacionais que incidiram sobre temas como a inclusão, a sustentabilidade, a cidadania digital e o bem-estar.
Objetivos
- Refletir sobre os impactos da digitalização na saúde mental e bem-estar da comunidade educativa. - Explorar práticas pedagógicas digitais promotoras de equilíbrio emocional e bem-estar. - Valorizar as boas práticas desenvolvidas nos Laboratórios de Educação Digital (LED) como promotores de bem-estar educativo. - Desenvolver estratégias e competências digitais que potenciem ambientes escolares mais humanos, empáticos e saudáveis. - Partilhar experiências internacionais no âmbito do programa Erasmus+ ligadas à inclusão, bem-estar e uso pedagógico do digital.
Conteúdos
1. O bem-estar na escola do século XXI (3h) - Conceito de bem-estar docente e discente - Fatores de risco e de proteção na escola digital 2. A cultura digital e os seus impactos emocionais (4h) - Intoxicação, fadiga digital e burnout - Tempo de ecrã e gestão equilibrada da vida digital 3. Tecnologias digitais como ferramentas de bem-estar (3h) - Aplicações, plataformas e práticas digitais para o autocuidado e a colaboração - Educação emocional com o apoio das TIC 4. Construção de ambientes escolares digitais saudáveis (3h) - A Inteligência Artificial como apoio dos docentes em contexto educativo - Boas práticas de implementação dos Laboratórios de Educação Digital (LED) nas escolas - A articulação entre inovação digital e bem-estar nos contextos LED 5. Partilhas de experiências e práticas do Erasmus+ (2h) - Projetos e iniciativas internacionais inspiradoras
Metodologias
- Sessões expositivas com especialistas nacionais e internacionais - Mesas-redondas com partilhas de práticas do Erasmus+ - Momentos de debate, reflexão e produção colaborativa
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. Frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, n.º 2 do art.º do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos assenta na elaboração de um trabalho individual [100%], até 5 páginas (excluindo folha de rosto), tendo em conta os seguintes parâmetros: a) Expectativas/motivações para a frequência da ação e impressões sobre a relevância da mesma para a melhoria da prática profissional [1 ponto ]; b) Reflexão sobre a formação, com enfoque num dos tópicos de conteúdo abordados [grau de clareza, postura crítica, grau de profundidade, rigor científico, pertinência, expressão escrita [4 pontos]; c) Perspetivas da transferência das temáticas abordadas no curso para o plano organizacional [5 pontos]
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
UNESCO (2023). Guidelines on the Use of Generative AI in Education.Castro, S. & Martins, A. (2021). Educar para o Bem-Estar: Das Emoções à Ação.Martins, M. L. (2022). Educação, Emoções e Digitalidade. Porto EditoraDireção-Geral da Educação (2022). Plano de Ação para a Transição Digital Laboratórios de Educação Digital.Direção-Geral da Educação (2025). Recomendações para a promoção do Bem-Estar digital nas Escolas
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1. Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva e Entidades parceiras, por ordem de inscrição; 2. Docentes das outras Escolas Não Associadas, por ordem de inscrição.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
3 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
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AFND - SEMINÁRIO CFAE MINERVA: O Bem-Estar e a Escola Digital: Construir Pontes, Criar Equilíbrios
Prioridade ao Pessoal Não Docente das Escolas Associadas do CFAE Minerva
Seminário
15.0 horas
Presencial
Técnico Superior
A transformação digital nas escolas tem vindo a acelerar, especialmente no pós-pandemia, colocando em destaque os múltiplos impactos que as tecnologias digitais têm no quotidiano educativo. Se por um lado o digital trouxe inovação, flexibilidade e novas possibilidades de ensino e aprendizagem, por outro ...
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Ref. 410AFPND1551 Inscrições abertas até 04-07-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: DGAE/1551/2025
Modalidade: Seminário
Duração: 15.0 horas
Início: 10-07-2025
Fim: 11-07-2025
Regime: Presencial
Local: Instituto Superior de Contabilidade e Administração - ISCAC
Formador
Nuno Miguel Ferreira Simões
Celmira da Conceição Madureira Macedo
Destinatários
Técnico Superior
Acreditado pelo
DGAE - Direção-Geral da Administração Escolar
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Associação de Escolas Minerva
Enquadramento
A transformação digital nas escolas tem vindo a acelerar, especialmente no pós-pandemia, colocando em destaque os múltiplos impactos que as tecnologias digitais têm no quotidiano educativo. Se por um lado o digital trouxe inovação, flexibilidade e novas possibilidades de ensino e aprendizagem, por outro lado, trouxe também desafios ao nível da sobrecarga cognitiva, gestão do tempo, stress e bem-estar emocional de professores e alunos. Neste contexto, torna-se urgente refletir sobre estratégias que promovam o bem-estar em ambientes escolares digitais, entendendo o digital não como obstáculo, mas como potencial aliado no desenvolvimento de comunidades educativas mais equilibradas, conscientes e saudáveis. Este curso/seminário procurará igualmente valorizar as boas práticas já implementadas nas escolas associadas ao CFAE Minerva, enquanto exemplos inspiradores de transformação pedagógica e de cuidado educativo com o apoio do digital.
Objetivos
- Refletir sobre os impactos da digitalização na saúde mental e bem-estar da comunidade educativa. - Explorar práticas pedagógicas digitais promotoras de equilíbrio emocional e bem-estar. - Valorizar as boas práticas desenvolvidas nos Laboratórios de Educação Digital (LED) como promotores de bem-estar educativo. - Desenvolver estratégias e competências digitais que potenciem ambientes escolares mais humanos, empáticos e saudáveis. - Partilhar experiências internacionais no âmbito do programa Erasmus+ ligadas à inclusão, bem-estar e uso pedagógico do digital.
Conteúdos
1. O bem-estar na escola do século XXI (3h) - Conceito de bem-estar docente e discente - Fatores de risco e de proteção na escola digital 2. A cultura digital e os seus impactos emocionais (4h) - Intoxicação, fadiga digital e burnout - Tempo de ecrã e gestão equilibrada da vida digital 3. Tecnologias digitais como ferramentas de bem-estar (3h) - Aplicações, plataformas e práticas digitais para o autocuidado e a colaboração - Educação emocional com o apoio das TIC 4. Construção de ambientes escolares digitais saudáveis (3h) - A Inteligência Artificial como apoio dos docentes em contexto educativo - Boas práticas de implementação dos Laboratórios de Educação Digital (LED) nas escolas - A articulação entre inovação digital e bem-estar nos contextos LED 5. Partilhas de experiências e práticas do Erasmus+ (2h) - Projetos e iniciativas internacionais inspiradoras
Metodologias
- Sessões expositivas com especialistas nacionais e internacionais - Mesas-redondas com partilhas de práticas do Erasmus+ - Momentos de debate, reflexão e produção colaborativa
Avaliação
Quantitativa (de 0 a 20) e Qualitativa.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Bibliografia
UNESCO (2023). Guidelines on the Use of Generative AI in Education.Castro, S. & Martins, A. (2021). Educar para o Bem-Estar: Das Emoções à Ação.Martins, M. L. (2022). Educação, Emoções e Digitalidade. Porto EditoraDireção-Geral da Educação (2022). Plano de Ação para a Transição Digital Laboratórios de Educação Digital.Direção-Geral da Educação (2025). Recomendações para a promoção do Bem-Estar digital nas Escolas
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: - 1.º Pessoal Não Docente das Escolas Associadas do CFAE MINERVA, por ordem de inscrição; - 2.º Pessoal Não Docente das Escolas Não Associadas do CFAE MINERVA, por ordem de inscrição.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-06-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 10-06-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
3 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
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