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Informações e Inscrições em VII CONGRESSO - LITERACIA, NARRATIVAS E DIREITOS HUMANOS
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DIVULGAÇÃO
ACD12 - CINEMA E EDUCAÇÃO – PRODUÇÃO DE PEQUENA NARRATIVA
Prioridade aos Docentes da Escola Secundária de Avelar Brotero
ACD
9.0 horas
Presencial
Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
A linguagem audiovisual tornou-se dominante nas práticas comunicativas entre os jovens, tanto na partilha, como na produção de conteúdos para as redes sociais. A massificação desta linguagem conduziu a práticas menos corretas de linguagem e de comunicação, transformando-se num discurso corrosivo ao serviço ...
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Ref. 433ACD12 - 25-26 Inscrições abertas até 17-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD12 - 2025-2026
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 9.0 horas
Início: 22-11-2025
Fim: 22-11-2025
Regime: Presencial
Local: Centro Cultural Penedo da Saudade
Formador
José Carlos dos Santos Vieira
Destinatários
Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Associação de Escolas Minerva / Escola Secundária Avelar Brotero
Enquadramento
A linguagem audiovisual tornou-se dominante nas práticas comunicativas entre os jovens, tanto na partilha, como na produção de conteúdos para as redes sociais. A massificação desta linguagem conduziu a práticas menos corretas de linguagem e de comunicação, transformando-se num discurso corrosivo ao serviço de práticas pouco dignas de intervenção social e de linguagem. Neste sentido importa capacitar, por um lado, a classe docente no manuseamento deste tipo de linguagem e por outro, no desafiar as novas gerações a produzir materiais responsáveis e críticos sobre a sociedade em que vivem. É com este objetivo (e fomentado pela necessidade apontada nos encontros realizados entre professores no âmbito do Festival de Vídeo Escolar i5) que agora se propõe a realização de uma ação de curta duração específica para professores, com o objetivo de desafiarem os seus alunos a produzir no contexto da sua atividade letiva, conteúdos audiovisuais, proporcionando ferramentas para o acompanhamento da produção das mesmas. Com este objetivo, propõe-se, em forma de uma Oficina de Formação, a realização de uma pequena narrativa, como exemplo prático, partindo de um guião pré-definido.
Objetivos
- Explorar o cinema como instrumento didático; compreender a narrativa cinematográfica; desenvolver competências na produção e edição de uma pequena narrativa.
Conteúdos
- O cinema como instrumento didático; A narrativa cinematográfica: planos e sequências; Produção de uma pequena narrativa com um guião pré-feito.
Metodologias
A ação utilizará os seguintes métodos: expositivo, interrogativo e ativo.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação.
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Docentes da Escola Secundária de Avelar Brotero, por ordem de inscrição; 2.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 3.º - Docentes de outras Escolas por ordem de inscrição.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 22-11-2025 (Sábado) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
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ACD08 - Transformando o Ensino com a MILAGE: Como Criar e Usar Recursos Eficazes para o Sucesso Académico
Prioridade aos Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva
ACD
3.0 horas
e-learning
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
A integração de metodologias digitais no ensino tornou-se essencial para promover o envolvimento dos alunos, a personalização da aprendizagem e o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso académico. Muitos professores identificam dificuldades na criação e na utilização eficaz de recursos ...
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Ref. 444ACD08 25-26 Inscrições abertas até 20-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD08 - 25-26
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 26-11-2025
Fim: 26-11-2025
Regime: e-learning
Local: Plataforma ZOOM
Formador
Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Associação de Escolas Minerva / Plataforma MILAGE
Enquadramento
A integração de metodologias digitais no ensino tornou-se essencial para promover o envolvimento dos alunos, a personalização da aprendizagem e o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso académico. Muitos professores identificam dificuldades na criação e na utilização eficaz de recursos digitais que apoiem a aprendizagem ativa, diferenciada e orientada para as metas curriculares. A plataforma MILAGE disponibiliza ferramentas que facilitam essa transição pedagógica, permitindo a criação, partilha e monitorização de recursos educativos de forma intuitiva. Esta Ação de Curta Duração pretende capacitar os docentes para utilizarem a MILAGE de modo estratégico, potenciando o sucesso dos alunos através de práticas inovadoras, interativas e sustentadas na avaliação contínua.
Objetivos
• Capacitar os docentes para a utilização eficaz da plataforma MILAGE no apoio ao ensino e aprendizagem • Promover a adoção de estratégias de aprendizagem ativa e autónoma com recurso a conteúdos digitais interativos • Desenvolver competências na criação e adaptação de fichas na MILAGE alinhadas com o currículo • Facilitar o acompanhamento do progresso dos alunos através das ferramentas de avaliação disponíveis • Estimular práticas pedagógicas inovadoras que contribuam para o sucesso académico dos alunos
Conteúdos
• Criação de conta e exploração inicial da plataforma MILAGE • Organização e pesquisa de recursos por disciplina, ano de escolaridade e objetivos curriculares • Utilização de fichas interativas: resolução, autoavaliação e avaliação pelos pares • Estratégias para promover o envolvimento e a autonomia dos alunos através da plataforma • Criação e edição de recursos digitais (fichas) adaptados às metas curriculares • Monitorização do progresso dos alunos e análise de resultados para apoiar o sucesso académico • Exemplos práticos de utilização da MILAGE em contexto de sala de aula
Metodologias
• Exposição guiada para apresentação das principais funcionalidades da plataforma • Demonstração prática em ambiente digital com exemplos concretos de utilização em sala de aula • Realização de exercícios de exploração da MILAGE pelos participantes, com apoio contínuo • Criação orientada de recursos digitais adaptados às necessidades curriculares dos docentes • Partilha de estratégias e discussão de boas práticas para promover o envolvimento dos alunos • Esclarecimento de dúvidas e apoio personalizado durante a sessão
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes de todos os grupos de recrutamento das Escolas Associadas do CFAE MINERVA; 2.º Docentes de todos os grupos de recrutamento de outras Escolas.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
ACD17 - GesPro: Uma sala Duas línguas – Desafios e Percursos
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
ACD
6.0 horas
Presencial
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Numa perspetiva claramente inclusiva, o decreto-lei nº 54/2018 de 6 de junho, “estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação, nos ...
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Ref. 446ACD17 - 25-26 Inscrições abertas até 24-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD17 - 25-26
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 6.0 horas
Início: 26-11-2025
Fim: 03-12-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária de Avelar Brotero / Online
Formador
Joana Silva
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Associação de Escolas Minerva / Escola Secundária de Avelar Brotero
Enquadramento
Numa perspetiva claramente inclusiva, o decreto-lei nº 54/2018 de 6 de junho, “estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação, nos processos de aprendizagem a na vida da comunidade educativa”. ( nº 1 do artigo 1º). A escola assume-se, cada vez mais, como um espaço multicultural e, deste modo, os professores encontram desafios repensando a escola e as práticas educativas adequadas à especificidade de cada aluno tornando a escola mais inclusiva. Com esta formação pretende-se enquadrar legislativamente a intervenção com alunos surdos, mas fundamentalmente contribuir para uma prática pedagógica mais reflexiva promovendo o debate baseado nas experiências dos formandos e clarificando conceitos base subjacentes criando um ambiente efetivamente inclusivo garante do direito à educação assente na igualdade de oportunidades e no respeito pela diversidade cultural e linguística existente na nossa comunidade escolar - respondendo às necessidades dos professores que intervêm diariamente com estes alunos ou que o possam vir a fazer. Outro dos objetivos, é mostrar o funcionamento da equipa de intervenção bilingue e analisar o papel que cada um dos elementos desempenha. Pelo exposto, considera-se fundamental promover esta ação de formação.
Objetivos
1. Compreender, à luz da legislação, o conceito de educação inclusiva especificamente no que concerne a intervenção com alunos surdos; 2. Conhecer a equipa de intervenção bilingue, os seus elementos e os papéis que desempenham; 3. Compreender os aspetos culturais e históricos que enquadram a intervenção com alunos surdos; 4. Dotar os formandos de competências linguísticas básicas.
Conteúdos
1. O conceito de educação inclusiva especificamente no que concerne a intervenção com alunos surdos; 2. A equipa de intervenção bilingue, os seus elementos e os papéis que desempenham; 3. Aspetos culturais e históricos que enquadram a intervenção com alunos surdos; 4. As competências linguísticas básicas.
Metodologias
Expositivo e prático.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Docentes da Escola Secundária de Avelar Brotero, por ordem de inscrição; 2.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 3.º - Docentes de outras Escolas por ordem de inscrição.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
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