2
Contactos
Rua André Gouveia 3000-029 Coimbra
239 093 554 / 961 656 510
Oferta formativa

Oferta Formativa

Consulte informações sobre a oferta formativa

Documentos

Documentos

Consulta e download de documentos e formulários.

Legislação

Consulte a legislação em vigor

DIVULGAÇÃO

510

ACD45 - Pensar (com) Camões e (Re)Descobri-lo na atualidade
Verificar Prioridades

ACD

 

3.0 horas

 

Presencial

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Auditório da Escola Secundária Infanta D. Maria

No ano em que se assinalam os 500 anos do seu nascimento, somos desafiados, pela Rede de Bibliotecas Escolares, a Pensar (com) Camões e a (Re)Descobri-lo. Esta Ação de Formação almeja, assim, proporcionar aos docentes uma reflexão crítica da obra de Camões, que, neste contexto, surge como uma lente através ...
Ler mais Ler menos

Ref. 387ACD45 - 2024-2025 Inscrições abertas até 09-05-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD45 - 2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 14-05-2025

Fim: 14-05-2025

Regime: Presencial

Local: Auditório da Escola Secundária Infanta D. Maria

Formador

Antonino da Conceição de Almeida e Silva

Maria Nazarete Soares da Silva costa Catré

Leonor dos Santos Custodio Goncalves

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva

Enquadramento

No ano em que se assinalam os 500 anos do seu nascimento, somos desafiados, pela Rede de Bibliotecas Escolares, a Pensar (com) Camões e a (Re)Descobri-lo. Esta Ação de Formação almeja, assim, proporcionar aos docentes uma reflexão crítica da obra de Camões, que, neste contexto, surge como uma lente através da qual se pretende compreender e discutir os desafios do presente, num diálogo interdisciplinar em torno de ideias e valores que se encontram nela expressos, carreando para o debate distintas áreas do saber como a filosofia, a ética e a arte, assim como outros aspetos da sociedade atual, entre eles a política educativa, o currículo e as ciências da educação. Pretende-se, deste modo, promover uma abordagem da obra camoniana sob diferentes ângulos, como um estímulo à criação de abordagens pedagógicas interdisciplinares e inovadoras inspiradas na riqueza dessa obra.

Objetivos

- Compreender a dimensão emblemática da obra de Camões e como as suas imagens poéticas podem ser interpretadas além do texto escrito; - Descobrir como Camões incorporou as o humorismo, a sátira e a paródia na sua obra e qual o impacto dos mesmos; - Estimular abordagens pedagógicas interdisciplinares e inovadoras inspiradas na riqueza da obra de Camões.

Conteúdos

PROGRAMA (sujeito a atualização) Sessão de Abertura: Momento cultural e literário Comunicações 1. Camões: humorismo, sátira e paródia Orador/Palestrante: Doutor Paulo Silva Pereira 2. Pintura que fala? Qual a verdadeira dimensão emblemática da poesia Camoniana? Oradora/Palestrante: Doutora Filipa Medeiros Araújo 3. Ensinar Camões: inquietações e alegrias Orador/Palestrante: Professor Doutor José Augusto Cardoso Bernardes Mesa-redonda I Debate com a participação dos formandos Espaço de debate informal entre palestrantes e formandos sobre a atualidade da obra Camoniana, como estímulo a uma reflexão crítica sobre a mesma, numa interligação à pertinência da sua lecionação nas escolas, e ao seu modus operandi, com partilha de experiências. Encerramento e conclusões finais

Metodologias

Esta formação socorrer-se-á de diversas metodologias, entre as quais a realização de comunicações por três especialistas em cultura clássica e na obra de Camões. Haverá ainda um espaço de debate sobre a atualidade da obra Camoniana, estratégias pedagógicas, bem como a partilha de práticas, com vista à participação ativa dos participantes. Os formadores convidados farão as comunicações e os restantes, para além de assegurarem a organização do evento, terão um papel de promotores de uma reflexão séria e fundamentada em torno da(s) temática(s) em apreço, enquanto moderadores das comunicações, mesa-redonda/debate. Para envolvimento com a obra de Camões, proporcionar-se-á, ainda, um momento cultural e literário.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.


Observações

- Obrigatoriedade de Registo na Plataforma de Gestão da Formação do CFAE Minerva para inscrições na ACD e emissão do Certificado. - 1ª Prioridade - Professores do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro e Escolas Secundárias Infanta D. Maria e Avelar Brotero por ordem de inscrição; - 2ª Prioridade – Professores Bibliotecários da Rede de Bibliotecas de Coimbra [CFAE Minerva e CFAE Nova Ágora], por ordem de inscrição; - 3.ª Prioridade - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição. - A totalidade dos formandos encontra-se dependente da capacidade do auditório da Escola Secundária Infanta D. Maria, cerca de 100 pessoas.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-05-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
514

ACD40 - GERA T na Prática: Um Jogo a Três Tempos para Despertar o Potencial Educativo do Turismo na Sala de Aula
Sessão ONLINE

ACD

 

3.0 horas

 

e-learning

 

Professores do 2.º/ 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Plataforma ZOOM

A implementação de projetos educativos no âmbito do turismo exige metodologias inovadoras, como o pensamento sistémico e a aprendizagem baseada em projetos (PBL), que promovem a aprendizagem ativa e a colaboração, integrando diversas áreas curriculares de forma interdisciplinar. Para apoiar essas ...
Ler mais Ler menos

Ref. 391ACD40ON 24-25 Inscrições abertas até 19-05-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD40 - 2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 20-05-2025

Fim: 20-05-2025

Regime: e-learning

Local: Plataforma ZOOM

Formador

Vera Margarida Rico da Silva Cunha

Destinatários

Professores do 2.º/ 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva / Turismo de Portugal | Escolas

Enquadramento

A implementação de projetos educativos no âmbito do turismo exige metodologias inovadoras, como o pensamento sistémico e a aprendizagem baseada em projetos (PBL), que promovem a aprendizagem ativa e a colaboração, integrando diversas áreas curriculares de forma interdisciplinar. Para apoiar essas metodologias, ferramentas pedagógicas interativas como o jogo GERA T, desenvolvido em parceria entre o Turismo de Portugal e a Science4You, oferecem uma abordagem prática e lúdica ao ensino de temas relacionados com o turismo. Esta ação visa capacitar os educadores para a utilização do kit de atividades em todo o seu potencial, experimentando-o diretamente e compreendendo como pode ser integrado de forma eficaz nas suas práticas pedagógicas. O jogo permite aos alunos explorar de forma envolvente os conceitos de cidadania e desenvolvimento sustentável, transformando o conhecimento teórico em ações concretas e estimulando a reflexão crítica. Integrado nas atividades escolares, o GERA T facilita a compreensão de tópicos complexos, e prepara os estudantes para aplicarem os seus conhecimentos no mundo real, contribuindo para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e responsável.

Objetivos

Explorar a potencialidade da utilização de jogos enquanto materiais pedagógicos atrativos e envolventes para a concretização de projetos educativos. Utilizar o jogo GERAt enquanto material pedagógico para a construção de projetos educativos no âmbito do turismo, de forma customizada, em função das necessidades e características das comunidades-alvo. Explorar técnicas de co-criação que envolvam educadores, especialistas em turismo e os próprios alunos para criar uma matriz pedagógica mais rica e adaptada às suas necessidades.

Conteúdos

Jogos de tabuleiro no ensino formal e não formal: conceitos, benefícios e melhores práticas. Jogo de tabuleiro na construção de projetos interdisciplinares relacionados com a atividade turística. GERAt - da matriz pedagógica a um jogo a três tempos. Co-criação no contexto do turismo e educação: metodologias colaborativas envolvendo stakeholders para criar soluções inovadoras e adaptadas à realidade territorial. Atividade prática de utilização do jogo.

Metodologias

Introdução ao Kit de Atividades e Exploração dos Conceitos Atividade prática com o kit de atividades (método expositivo intercalado com aprendizagem experiencial) Construção de Projetos Interdisciplinares com apoio do Kit de Atividades (PBL e Design Thinking)

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação


Observações

BIOGRAFIA: Brown, T. (2009). Change by design: How design thinking creates new alternatives for business and society. HarperBusiness. Suh, H., & Kim, H. (2017). The role of board games in learning: Perspectives of learning from the perspective of education. International Journal of Game-Based Learning, 7(1), 1-11.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME
515

ACD40 - GERA T na Prática: Um Jogo a Três Tempos para Despertar o Potencial Educativo do Turismo na Sala de Aula
Sessão PRESENCIAL - Oferta do Jogo Pedagógico GERAt

ACD

 

3.0 horas

 

e-learning

 

Professores do 2.º/ 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Centro de Formação de Associação de Escolas Minerva

A implementação de projetos educativos no âmbito do turismo exige metodologias inovadoras, como o pensamento sistémico e a aprendizagem baseada em projetos (PBL), que promovem a aprendizagem ativa e a colaboração, integrando diversas áreas curriculares de forma interdisciplinar. Para apoiar essas ...
Ler mais Ler menos

Ref. 391ACD40P 24-25 Inscrições abertas até 20-05-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD40 - 2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 21-05-2025

Fim: 21-05-2025

Regime: e-learning

Local: Centro de Formação de Associação de Escolas Minerva

Formador

Vera Margarida Rico da Silva Cunha

Destinatários

Professores do 2.º/ 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva / Turismo de Portugal | Escolas

Enquadramento

A implementação de projetos educativos no âmbito do turismo exige metodologias inovadoras, como o pensamento sistémico e a aprendizagem baseada em projetos (PBL), que promovem a aprendizagem ativa e a colaboração, integrando diversas áreas curriculares de forma interdisciplinar. Para apoiar essas metodologias, ferramentas pedagógicas interativas como o jogo GERA T, desenvolvido em parceria entre o Turismo de Portugal e a Science4You, oferecem uma abordagem prática e lúdica ao ensino de temas relacionados com o turismo. Esta ação visa capacitar os educadores para a utilização do kit de atividades em todo o seu potencial, experimentando-o diretamente e compreendendo como pode ser integrado de forma eficaz nas suas práticas pedagógicas. O jogo permite aos alunos explorar de forma envolvente os conceitos de cidadania e desenvolvimento sustentável, transformando o conhecimento teórico em ações concretas e estimulando a reflexão crítica. Integrado nas atividades escolares, o GERA T facilita a compreensão de tópicos complexos, e prepara os estudantes para aplicarem os seus conhecimentos no mundo real, contribuindo para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e responsável.

Objetivos

Explorar a potencialidade da utilização de jogos enquanto materiais pedagógicos atrativos e envolventes para a concretização de projetos educativos. Utilizar o jogo GERAt enquanto material pedagógico para a construção de projetos educativos no âmbito do turismo, de forma customizada, em função das necessidades e características das comunidades-alvo. Explorar técnicas de co-criação que envolvam educadores, especialistas em turismo e os próprios alunos para criar uma matriz pedagógica mais rica e adaptada às suas necessidades.

Conteúdos

Jogos de tabuleiro no ensino formal e não formal: conceitos, benefícios e melhores práticas. Jogo de tabuleiro na construção de projetos interdisciplinares relacionados com a atividade turística. GERAt - da matriz pedagógica a um jogo a três tempos. Co-criação no contexto do turismo e educação: metodologias colaborativas envolvendo stakeholders para criar soluções inovadoras e adaptadas à realidade territorial. Atividade prática de utilização do jogo.

Metodologias

Introdução ao Kit de Atividades e Exploração dos Conceitos Atividade prática com o kit de atividades (método expositivo intercalado com aprendizagem experiencial) Construção de Projetos Interdisciplinares com apoio do Kit de Atividades (PBL e Design Thinking)

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação


Observações

BIOGRAFIA: Brown, T. (2009). Change by design: How design thinking creates new alternatives for business and society. HarperBusiness. Suh, H., & Kim, H. (2017). The role of board games in learning: Perspectives of learning from the perspective of education. International Journal of Game-Based Learning, 7(1), 1-11.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
517

ACD49 - Colóquio Literatura Infantil Subversiva (CLIS)
Híbrido: ZOOM e Presecial

ACD

 

6.0 horas

 

e-learning

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Anfiteatro III (4º piso) da Faculdade de Letras - UC

O presente colóquio pretende reunir especialistas em várias áreas para discutir o papel de obras de literatura infantil que manifestam preocupações sociais e ambientais e que se apresentam como instrumentos valiosos na formação de adultos críticos e interventivos. Muitas dessas obras abordam temas ...
Ler mais Ler menos

Ref. 393ACD49 - 24-25 Inscrições abertas até 19-05-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD49- 2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 21-05-2025

Fim: 21-05-2025

Regime: e-learning

Local: Anfiteatro III (4º piso) da Faculdade de Letras - UC

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva / Faculdade de Letras

Enquadramento

O presente colóquio pretende reunir especialistas em várias áreas para discutir o papel de obras de literatura infantil que manifestam preocupações sociais e ambientais e que se apresentam como instrumentos valiosos na formação de adultos críticos e interventivos. Muitas dessas obras abordam temas complexos e, como tal, são frequentemente apelidadas de polémicas ou subversivas. Estas foram desenhadas para desmantelar preconceitos, destruir dogmas e instigar a mudança, encorajando os seus leitores a questionar o que é apresentado como comumente aceite e a exigir um mundo melhor. Algumas dessas obras serão analisadas e a importância do ensino de literatura, particularmente daquela atenta a problemas sociais e ambientais, será enfatizada. Para Alyson Simpson e Teresa Mary Cremin, “Literature has the potential to spark the kind of mindful disruption necessary to shift standardised paradigms of thought, so literacy education should have children’s literature at its heart” (Simpson e Cremin, 2022: 1). De acordo Sandie Mourão, os livros ilustrados são uma poderosa ferramenta para encorajar os alunos a olhar “beyond their own worlds and positively experience others” (Mourão, 2015: 201). Sendo assim, a literatura infantil tem a capacidade de expor as crianças a diferentes mundividências e a extrapolar preconceitos. No entanto, estes necessitam do apoio dos professores para perceberem as “cultural nuances” apresentadas por esses livros (Mourão, 2015: 201). O presente colóquio, pretende sugerir aos professores estratégias de abordagem de temas complexos e fraturantes, bem como disponibilizar um espaço de partilha e debate. O site do CLIS pode ser encontrado aqui: https://coloquiomegaphone.wordpress.com/. Aqui pode encontrar resumos, programa , informações e notas biográficas. Pedimos que não divulgue este link por agora, porque os materiais ainda estão em preparação. Disponibilizaremos todo o material atempadamente, assim que este seja solicitado pela vossa equipa.

Objetivos

1. Familiarizar docentes com obras de literatura infantil subversiva. 2. Sensibilizar docentes para a importância dessas obras na formação de adultos socialmente e ecologicamente responsáveis. 3. Munir docentes de estratégias de abordagem de assuntos complexos ou polémicos no contexto de sala de aula.

Conteúdos

No presente colóquio serão abordados os seguintes temas: Ana Paula Arnaut - De subversão em subversão enche o leitor o papo (Mário Cláudio, António Lobo Antunes, Valério Romão, etc.) Ana Margarida Ramos - Temas fraturantes na edição independente portuguesa para a infância e a juventude: uma breve panorâmica das tendências atuais Osvaldo Silvestre - Heresias, revoluções & tipografias: a subversão infantil de Manuel António Pina nos anos 70 Maria Goicoechea - Literatura infantil digital subversiva (título provisório) Ana Cristina Silva - A literatura infantil e a luta contra o preconceito. Thales Estefani - Curupira, Caipora e Tengu: natureza em proteção do Brasil ao Japão Eduarda Lima (autora de Literatura Infantil convidada). Tema: Literatura Infantil e ecologia Afonso Cruz (autor de Literatura Infantil convidado). Tema: Literatura Infantil e capitalismo (por confirmar) Ana Maria Machado - A leitura literária em sala de aula – subtilezas, surpresas e descobertas Mónica Lourenço - Formação para a cidadania global: oportunidades, desafios e o papel da literatura infantil Celeste Simões - Little Red e O Casaquinho Vermelho: um caso sério de tradução Carina Infante do Carmo - A Vida Mágica da Sementinha, um livro de matriz soviética para crianças?

Metodologias

- Criação de um espaço de debate sobre tópicos abordados. - Partilha de experiências sobre a abordagem de temas complexos dentro da sala de aula.

Modelo

Frequência


Observações

BIBLIOGRAFIA: Mourão, Sandie (2015). “The potential of picturebooks with young learners”, in Teaching English to Young Learners. Critical Issues in Language Teaching with 3-12 year olds, editado por Janice Bland. London: Bloomsbury Academic, pp. 199–218. Simpson, A.; Cremin, T.M. (2022). “Responsible Reading: Children’s Literature and Social Justice”, in Education Sciences, 12, 264. https://doi.org/ 10.3390/educsci12040264. Centro de Literatura Portuguesa, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-05-2025 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona
2 21-05-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME

ACD57 - A IA pela Inclusão. Práticas Pedagógicas Inclusivas no Digital.
Prioridade aos Docentes do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel

ACD

 

3.0 horas

 

Presencial

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Eiras, Coimbra

Partindo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital prevê-se um investimento nas competências digitais (CD) dos docentes e dos formadores. Nesta medida, caberá aos docentes desenvolver a CD necessárias para o exercício de uma cidadania ativa ...
Ler mais Ler menos

Ref. 399ACD57 - 2024-2025 Inscrições abertas até 19-05-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD57 - 2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 21-05-2025

Fim: 21-05-2025

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Eiras, Coimbra

Formador

Clotilde Pinto

José António Esteves Rêgo

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva

Enquadramento

Partindo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital prevê-se um investimento nas competências digitais (CD) dos docentes e dos formadores. Nesta medida, caberá aos docentes desenvolver a CD necessárias para o exercício de uma cidadania ativa manuseando eficazmente as tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático. Por essa razão, importa promover experiência e debate nesta área do conhecimento para que os docentes possam, posteriormente, desenvolver as CD dos alunos. A partilha de práticas pedagógicas e inovadoras desenvolvidas pelos docentes nos mais diversos contextos educativos constitui uma mais-valia nesta ACD que aqui propomos, na medida em que vai ao encontro do objetivo da capacitação digital dos docentes que preconiza o desenvolvimento de modelos inovadores associados aos processos de ensino e de aprendizagem e também uma aprendizagem organizacional, na medida em que pressupõe a renovação de práticas de ensino de forma estratégica e intencional. A valorização da criação de contextos colaborativos, que fomentem o trabalho em equipa, por um lado, e a inclusão, por outro, abrem possibilidades de estruturação do trabalho docente, dentro e fora da sala de aula, em cenários dialógicos e reflexivos, no quadro de uma organização do trabalho mais flexível e versátil, em que diversas ferramentas ao serviço da IA, podem ser um excelente aliado nas dinâmicas de sala de aula. Para a escola que se carateriza hoje pela heterogeneidade, importa compreender como entendemos a diferença no mundo em que vivemos e ver na diferença um desafio para gerar novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Nesta filosofia, entendemos que é urgente diferenciar práticas, projetos e atividades pedagógicas e vivenciar a sua praticidade em contexto de sala de aula com colegas que já as implementam.

Objetivos

- conhecer as potencialidades da cultura colaborativa entre docentes; - sensibilizar para as vantagens do trabalho colaborativo como promotor da inclusão e do desenvolvimento de competências digitais; - aprofundar práticas promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos docentes de forma colaborativa; - promover a partilha de práticas pedagógicas e inovadoras no EARSI, promotoras de competências digitais nos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.

Conteúdos

Enquadramento legal: principais orientações da política educativa atual Trabalho colaborativo: vantagens das lideranças colaborativas na era digital Exemplos de inclusão e trabalho colaborativo em diferentes modalidades de ensino com Recursos Educativos Digitais, em articulação com o PADDE: BE, CAA, Projetos e LED – partilhas dos professores do AERSI.

Metodologias

Apresentação dos Conteúdos, debate e reflexão com os Formandos. Partilha e discussão de práticas inovadoras

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-05-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

ACD56 - Encontro de sensibilização sobre o espectro do autismo e problemáticas associadas
Prioridade aos Docentes do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro

ACD

 

3.0 horas

 

Presencial

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Escola Básica Eugénio de Castro

Atendendo ao número crescente de casos de espectro do autismo, com diferentes graus de intensidade e características, PHDA, perturbações de desenvolvimento e défice cognitivo, nas escolas. Os intervenientes que interagem com os alunos e crianças que apresentam estas problemáticas, sentem necessidade de ...
Ler mais Ler menos

Ref. 398ACD56 - 2024-2025 Inscrições abertas até 26-05-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD56 - 2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 28-05-2025

Fim: 28-05-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Básica Eugénio de Castro

Formador

Eva Maria Correia São Marcos

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva

Enquadramento

Atendendo ao número crescente de casos de espectro do autismo, com diferentes graus de intensidade e características, PHDA, perturbações de desenvolvimento e défice cognitivo, nas escolas. Os intervenientes que interagem com os alunos e crianças que apresentam estas problemáticas, sentem necessidade de desmistificar ideias erradas e estereótipos comuns e aumentar a sua capacidade de intervir, positivamente nas aprendizagens destes alunos. Assim sendo, esta ação de formação deve ser uma oportunidade para promover o conhecimento, reduzir o estigma e fornecer ferramentas práticas para a inclusão dos alunos sensibilizando o pessoal docente e não docente sobre o espectro do autismo e as problemáticas associadas. Ao entender melhor o autismo e suas implicações, os profissionais podem criar ambientes mais acolhedores e eficientes, favorecendo o desenvolvimento das pessoas com autismo e suas famílias.

Objetivos

• Sensibilizar para as diferentes variantes do espectro do autismo, PHDA, perturbações de desenvolvimento e défice cognitivo; • Promover a compreensão e o respeito pelas pessoas no espectro do autismo, combatendo estereótipos e preconceitos. • Promover a partilha de experiências.

Conteúdos

• Características das diferentes variantes do espectro do autismo, PHDA, perturbações de desenvolvimento e défice cognitivo; • Estratégias de intervenção: na aprendizagem, no desenvolvimento e/ou interação social e emocional entre pares, na inclusão na Escola e sala de aula, no desenvolvimento da motricidade; • Metodologias de ação num momento de crise, agressividade ou recusa da aprendizagem;

Metodologias

• Apresentação dos conteúdos; • Partilha de experiências; • A ação será presencial, com a participação on-line de duas Psicólogas.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-05-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
518

ACD50 - A Prática de Futebol na Escola – Fase 1
Prioridade aos Docentes do Agrupamento de Escolas Vila Nova de Poiares

ACD

 

6.0 horas

 

Presencial

 

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Docentes dos Grupos de Recrutamento 260 e 620

Salão de Congressos do Centro Cultural de Vila N. de Poiares

A modalidade de futebol é o desporto mais praticado em todo o mundo. Para além de ser o desporto que mais crianças e jovens movimenta é também um fenómeno no qual são envolvidos biliões de euros, quer seja na formação de jogadores, treinadores e dirigentes, construção de complexos desportivos, transmissões ...
Ler mais Ler menos

Ref. 394ACD50 - 24-25 Inscrições abertas até 29-05-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD50 - 2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 31-05-2025

Fim: 31-05-2025

Regime: Presencial

Local: Salão de Congressos do Centro Cultural de Vila N. de Poiares

Formador

Marco António Correia Rodrigues

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Docentes dos Grupos de Recrutamento 260 e 620

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva /AEVNP / CM Poiares

Enquadramento

A modalidade de futebol é o desporto mais praticado em todo o mundo. Para além de ser o desporto que mais crianças e jovens movimenta é também um fenómeno no qual são envolvidos biliões de euros, quer seja na formação de jogadores, treinadores e dirigentes, construção de complexos desportivos, transmissões televisivas, entre vários outros aspetos. A nível do treino têm existido evoluções constantes em termos de aplicação de metodologias do ensino-aprendizagem, pelo que a constante atualização de conhecimentos se torna necessária, de forma a acompanhar o desenvolvimento da modalidade. Esta formação vem na sequência de outras formações decorridas com esta temática procurando aprofundar conhecimentos e tem como objetivo promover a prática do futebol e desenvolver formação especifica para a posição de guarda redes. Será organizada com três momentos e objetivos distintos com a seguinte designação: A Prática de Futebol na Escola – Fase 1 (6h) e A Prática de Futebol na Escola – Fase 2 (4h). Sendo que os conteúdos e objetivos serão diferentes para cada etapa, o processo para acreditação será proposto individualmente para cada fase.

Objetivos

• Abordar o planeamento e periodização do treino; • Implicar a relação do guarda-redes no jogo; • Inovar e desenvolver metodologias no treino de guarda-redes;

Conteúdos

Sessão 1 (3h) O trabalho físico do Guarda-redes e a gestão do treinador de guarda-redes Modelo de treino de GR na Formação A importância do trabalho especifico para a contextualização geral no trabalho de equipa Sessão 2 (3h) Treinar Especificamente o Guarda-Redes para um modelo de jogo organizado Treino da Velocidade em situações específicas de jogo formal Compromisso de uma visão de evolução do treino.

Metodologias

Método expositivo; Método interrogativo e Método ativo.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-05-2025 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 31-05-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
519

ACD51 - A Prática de Futebol na Escola – Fase 2
Prioridade aos Docentes do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares

ACD

 

4.0 horas

 

Presencial

 

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do grupo de recrutamento 260 e 620

Salão de Congressos do Centro Cultural de Vila N. de Poiares

A modalidade de futebol é o desporto mais praticado em todo o mundo. Para além de ser o desporto que mais crianças e jovens movimenta é também um fenómeno no qual são envolvidos biliões de euros, quer seja na formação de jogadores, treinadores e dirigentes, construção de complexos desportivos, transmissões ...
Ler mais Ler menos

Ref. 395ACD51 - 24-25 Inscrições abertas até 30-05-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD51 - 2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 4.0 horas

Início: 01-06-2025

Fim: 01-06-2025

Regime: Presencial

Local: Salão de Congressos do Centro Cultural de Vila N. de Poiares

Formador

Marco António Correia Rodrigues

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do grupo de recrutamento 260 e 620

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva / AEVNP / CM Poiares

Enquadramento

A modalidade de futebol é o desporto mais praticado em todo o mundo. Para além de ser o desporto que mais crianças e jovens movimenta é também um fenómeno no qual são envolvidos biliões de euros, quer seja na formação de jogadores, treinadores e dirigentes, construção de complexos desportivos, transmissões televisivas, entre vários outros aspetos. A nível do treino têm existido evoluções constantes em termos de aplicação de metodologias do ensino-aprendizagem, pelo que a constante atualização de conhecimentos se torna necessária, de forma a acompanhar o desenvolvimento da modalidade. Esta formação vem na sequência de outras formações decorridas com esta temática procurando aprofundar conhecimentos e tem como objetivo promover a prática do futebol e desenvolver formação especifica para a posição de guarda redes. Será organizada com dois momentos e objetivos distintos com a seguinte designação: A Prática de Futebol na Escola – Fase 1 (6h) e A Prática de Futebol na Escola – Fase 2 (4h). Sendo que os conteúdos e objetivos serão diferentes para cada etapa, o processo para acreditação será proposto individualmente para cada fase.

Objetivos

• Observar o posicionamento em diversas situações de jogo informal e formal; • Analisar o planeamento e periodização do treino no futebol 7; • Analisar o planeamento e periodização do treino na transição do futebol 7 parta o futebol 11.

Conteúdos

Sessão 1 (4h) Observação e Análise do guarda-redes Modelo de treino para guarda redes jovem no futebol 7 Modelo de treino para guarda redes jovem no futebol 11 (transição do futebol 7 para 11)

Metodologias

Método expositivo; Método interrogativo e Método ativo.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação


Observações

Bibliografia: Castelo, J. (1994): Futebol, Modelo Técnico-Tático do Jogo, Edições FMH, Lisboa. Conde, M. (1999): O Ensino do Futebol - Futebol de 7 um jogo de iniciação ao futebol de 11, Edição do autor, S. Mamede de Infesta. Mesquita, I (1997): Pedagogia do Treino - A formação em jogos desportivos coletivos, Livros Horizonte, Lisboa Queiroz, C. (1986): Estrutura e Organização dos Exercícios de Treino em Futebol, Federação Portuguesa de Futebol, Lisboa.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-06-2025 (Domingo) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial

INSCREVER-ME

ACD58 - Conviver / Conhecer/ Aprender
Prioridade aos Docentes do Agrupamento de Escolas de Penacova

ACD

 

6.0 horas

 

Presencial

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

AE Penacova

A sensibilidade estética e artística, bem como o pensamento crítico e criativo, são áreas de competências identificadas como essenciais no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O combate ao insucesso escolar tem de passar obrigatoriamente pela motivação dos alunos/as para as aprendizagens ...
Ler mais Ler menos

Ref. 400ACD58 - 2024-2025 Inscrições abertas até 01-07-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD58 - 2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 09-07-2025

Fim: 09-07-2025

Regime: Presencial

Local: AE Penacova

Formador

Nuno Miguel Ferreira Simões

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva

Enquadramento

A sensibilidade estética e artística, bem como o pensamento crítico e criativo, são áreas de competências identificadas como essenciais no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O combate ao insucesso escolar tem de passar obrigatoriamente pela motivação dos alunos/as para as aprendizagens escolares. Sendo certo que esta motivação não é igual em todos, cabe aos professores buscar estratégias que favoreçam a motivação e que se adequem o mais possível aos interesses dos alunos/as, resultando na capacidade de se auto motivarem através de uma atitude criativa. A arte leva-nos ao reconhecimento de emoções noutras pessoas, mas também em nós próprios, contribuindo para a criação de habilidade em relacionamentos interpessoais, através do auto conhecimento e do controlo das suas emoções, desenvolvendo competências de aprendizagem sócio emocional. Esta ação de formação pretende proporcionar aos professores/as o conhecimento de estratégias de motivação, através do património artístico e cultural, que lhes permitam escolher as que mais se adequam aos alunos que acompanham. Pretende-se colocar os professores perante o património artístico e cultural, fornecendo-lhes ferramentas que os ajudem a saber ver uma imagem, um objeto, ou uma obra de arte, estabelecendo a relação com vários conteúdos programáticos. Pretende-se ainda contribuir para um ambiente convívio e de conhecimento entre pares, facilitador do trabalho colaborativo e interdisciplinar.

Objetivos

Promover a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Incentivar ao uso de estratégias que facilitem o gosto pela escola e pelas atividades escolares integrando a arte e o património nos currículos essenciais Reconhecer e interpretar obras figurativas e abstratas como significativas para o reconhecimento da relação do Homem com o mundo. Proporcionar aos professores o contato com a obra de arte e transformá-la em instrumentos de aproximação e de investigação suscetíveis de favorecer a revelação das aptidões, a sua aquisição e o seu aperfeiçoamento. Incentivar a aplicação de domínios de autonomia curricular (DAC), áreas de confluência de trabalho interdisciplinar. Cultivar o gosto pela arte e pelos museus.

Conteúdos

O Programa Nacional de promoção do Sucesso Escolar A interpretação da obra de arte tendo por base a cor, a forma e o movimento, mas também a simbologia. A empatia estética na relação entre o Homem e a natureza. Criação de instrumentos de ligação entre a arte e os currículos essenciais. Domínios de Autonomia Curricular.

Metodologias

Viagem a Ílhavo, com visita ao Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário de Bacalhaus, Navio Museu Sto. André, almoço com ementa tradicional, visita ao Museu da Vista Alegre, Capela, Teatro e bairro operário.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-07-2025 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 09-07-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME