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DIVULGAÇÃO

537

AF72 - Internacionalização- para além dos muros da escola
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Curso

 

25.0 horas

 

e-learning

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Plataforma ZOOM

A atualidade coloca enormes desafios à escola. As estratégias de ensino tradicional, centradas na transmissão de conteúdos e na assimilação e reprodução de conhecimentos, encontram-se desajustadas e incompatíveis um perfil de aluno que se deseja autónomo, empreendedor e, sobretudo, capacitado para ...
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Ref. 413AF72 - 25-26 Inscrições abertas até 19-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124132/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 23-09-2025

Fim: 23-10-2025

Regime: e-learning

Local: Plataforma ZOOM

Formador

Emília Cristina Mamede Isaías

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva

Enquadramento

A atualidade coloca enormes desafios à escola. As estratégias de ensino tradicional, centradas na transmissão de conteúdos e na assimilação e reprodução de conhecimentos, encontram-se desajustadas e incompatíveis um perfil de aluno que se deseja autónomo, empreendedor e, sobretudo, capacitado para desenvolver os seus estudos ou atividade profissional em diferentes contextos europeus. Importa assim alterar o paradigma de escola e de ensino. A sala de aula deverá ser cada vez mais um espaço aberto ao mundo, onde alunos e professores se envolvem em dinâmicas ativas de preparação e integração do mundo e no mundo atual. Propomos assim um momento de reflexão sobre estes paradigmas emergentes e a reflexão sobre o papel que a escola enfrenta na preparação dos jovens para os desafios da contemporaneidade, traçando novas propostas pedagógicas, que constituam desafios e apresentem novos caminhos, expondo alunos e professores a ambientes internacionais diversificados, que os capacite para trabalharem em qualquer parte do mundo em paridade com colegas de outras nacionalidades. Pretende-se sensibilizar para o papel do professor como agente promotor e facilitador desta abertura da escola ao mundo, promovendo, nos alunos, uma visão unificada e unificadora da atualidade.

Objetivos

a) Promover uma dimensão europeia nas Escolas; b) Definir de internacionalização; c) Promover nos docentes a necessidade de Internacionalização da escola; d) Promover nos docentes a necessidade de Internacionalização da sala de aula; e) Desenvolver a consciência europeia de educação; f) Implementar a consciência da Interculturalidade e tolerância; g) Promover o contacto com várias ferramentas da Web2; h) Estimular para o desenvolvimento de projetos de mobilidade do pessoal docente, não docente e discente; i) Combate ao insucesso e melhoria do desempenho dos alunos.

Conteúdos

a) Apresentação dos formandos- Ice breaking; b) Levantamento de expetativas; c) Análise Swot; d) Os desafios que a contemporaneidade coloca à escola; e) A urgência/importância/vantagens da internacionalização da escola; f) Procedimentos e processo de internacionalização; g) Plano de Internacionalização da escola; h) Perfil e competências do coordenador de projetos; i) Organizar um plano de mobilidade Erasmus; j) Envolvimento de professores, alunos e restante comunidade educativa; l) Organizar um plano de receção dos parceiros Erasmus; m)Apresentação dos trabalhos, discussão e conclusões; n) Criação e disseminação de materiais;

Metodologias

Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas: A ação desenvolver-se-á em modalidade de e-learning, com 25 horas síncronas à distância, usando a plataforma da escola ou do centro de formação e ferramentas de videoconferência. As atividades físicas serão implementadas individualmente, na área de residência de cada formando, sendo depois aplicadas as várias ferramentas e estratégias digitais ensinadas para visionar, aferir qualidade e quantificar os resultados obtidos por cada um.

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

https://www.spps.org/cms/lib/MN01910242/Centricity/Domain/125/iceberg_model_3.pdfhttps://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/544/1/MNI%20Rita%20Veiga.pdfhttps://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/economistas/detalhe/portugal-um-sucesso-na-internacionalizacao-doensinoTeixeira, Henrique Diz e Sebastião (2015), Estratégias de Internacionalização, Publisher TeamPerrenoud, Philippe (2017), Escola e Cidadania, Plátano Editora Sérgio, Luiz, (2020), O Mundo é uma Escola, Madras


Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE MINERVA, e entidades parceiras, por ordem de inscrição; 2.º - Docentes das Escolas Não Associadas do CFAE MINERVA, por ordem de inscrição.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-09-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 24-09-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
3 25-09-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 26-09-2025 (Sexta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
5 01-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 06-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
7 08-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 13-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
9 15-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 22-10-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
11 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona

INSCREVER-ME

537
544

AF70 - Arte e matemática
Docentes dos grupos de recrutamento 240 e 600

Curso

 

25.0 horas

 

e-learning

 

Professores dos Grupos 240 e 600

Plataforma ZOOM

No contexto da mais recente investigação científica interdisciplinar sobe a obra de Almada Negreiros foram desenvolvidas múltiplas ferramentas pedagógicas de aplicação acessível e versátil. O que foi feito a partir da obra plástica do referido autor modernista reflectiu-se em múltiplos autores portugueses ...
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Ref. 418AF70- 25-26 Inscrições abertas até 22-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-136196/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 25-09-2025

Fim: 13-11-2025

Regime: e-learning

Local: Plataforma ZOOM

Formador

Raquel da Nazaré Feliciano

Destinatários

Professores dos Grupos 240 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240 e 600.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

No contexto da mais recente investigação científica interdisciplinar sobe a obra de Almada Negreiros foram desenvolvidas múltiplas ferramentas pedagógicas de aplicação acessível e versátil. O que foi feito a partir da obra plástica do referido autor modernista reflectiu-se em múltiplos autores portugueses e internacionais no âmbito do abstraccionismo geométrico. Apresentaremos conteúdos das disciplinas de EV e Matemática que são directamente relacionáveis com uma selecção de obras de vários autores, particularmente significativos neste contexto. As obras serão elencadas com os respectivos conteúdos, bem com as possíveis abordagens pedagógicas em sala de aula.

Objetivos

Incrementar referentes visuais no âmbito da abstracção geométrica, mas também manifestações artísticas. Aprofundar capacidades e estratégias de interpretação da obra de arte. Aprender, criar e partilhar novos recursos e ferramentas pedagógicas para a sala de aula. Apresentar ou reforçar conhecimentos na prática do desenho. Aprofundar capacidades e estratégias pedagógicas. Avaliar os resultados individuais obtidos pela formação.

Conteúdos

EV - 2º ciclo: noções básicas de geometria, com a construção de polígonos regulares, ou a divisão de rectas em partes iguais; a distinção da posição de rectas nos espaço e posição relativa de objectos e as noções de património artístico e cultural; a utilização de materiais de desenho técnico na análise de noções de escala, mas também de ângulos, circunferências tangentes, ovais e arcos. 3º ciclo: reconhecer e representar princípios formais de simetria; perceber a noção de composição em diferentes produções plásticas; decompor um objecto simples, identificando os seus constituintes formais; e desenvolver acções orientadas para a investigação e para actividades de projecto. Matemática - 2º ciclo: casos de igualdade de triângulos, soma dos ângulos internos de um triângulo; polígonos inscritos numa circunferência; isometrias do plano; mediatriz de um segmento de recta. 3º ciclo: teorema de Tales e casos de semelhança de triângulos; teorema de Pitágoras; fórmula fundamental da trigonometria, e razões de ângulos conhecidos. Referentes culturais e artísticos incluem a azulejaria e calçada portuguesa; Almada Negreiros; Jorge Pinheiro, Fernando Lanhas, Artur Rosa, Ângelo de Sousa; Nadir Afonso; José Escada, entre outros; mas também a Arte egípcia; arquitectura gótica; Kazimir Malevich; Joseph Albers; Piet Mondrian; Max Bill; M.C. Escher; Victor Vasarely; Heather Hansen; Richard Lohse; Bart van der Leck; Vladimir Tatlin; Constantin Brancusi; Mario Merz; Olafur Eliasson, entre outros.

Metodologias

As sessões serão teórico-práticas. Consistem numa explicação inicial em que o formador contextualiza as obras de arte a abordar, bem como os conteúdos programáticos (de ambas as disciplinas) a relacionar com a obra. Seguem-se os exemplos práticos de como aplicar pedagogicamente os conteúdos às obras em foco: 1) demonstração; 2) experimentação, aplicação e desenvolvimento de recursos pedagógicos; 3) registo individual da metodologia para aplicação com os alunos.

Avaliação

A avaliação será contínua, individual e em grupo, privilegiando-se o desempenho, participação e assiduidade dos formandos em cada uma das sessões efetuadas, tendo como base os seguintes itens de avaliação: Participação; realização das tarefas nas sessões; assiduidade; pontualidade; Trabalhos realizados na ação incluindo a planificação e os materiais didáticos; Reflexão crítica final de acordo com o documento orientador fornecido pelo formador, onde dêem conta da mais-valia desta ação para o seu desenvolvimento profissional e melhoria das práticas. A escala de avaliação é compreendida entre 1 a 10 valores, sendo que a aprovação na oficina de formação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação

Bibliografia

AMWELL, Lynn: Mathematics and Art: A cultural history, Princeton: Princeton University Press, 2016.HICKMAN, Miranda B., The Geometry of Modernism, Austin, The University of Texas Press, 2005.PALMEIRIM, Simão (coord. Dossier temático Geometria e Arte): Convocarte nº2, nº3, Lisboa: FBAUL, 2016. 2015.PALMEIRIM, Simão: “Art based research: Oscilação, ambivalência e surpresa”, Investigação em Artes. A Oscilação dos Métodos, Lisboa: Ed. do Centro de Filosofia da FLUL, 2015.PALMEIRIM, Simão; FREITAS, Pedro (coord.): https://gulbenkian.pt/almada-comecar/


Observações

Critérios de seleção: 1.º Docentes dos grupos de recrutamento 240 e 600 das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º Docentes dos grupos de recrutamento 240 e 600 das Escolas Não Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-09-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
2 02-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 09-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
4 16-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 30-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
8 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona

INSCREVER-ME

544
543

Interseções da Educação e da Saúde na 1ª infância: envolvimento masculino no cuidado
Docentes dos grupos de recrutamento 100, 110 e 120 - ALMOÇO FREE PARA OS FORMANDOS

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Docentes dos grupos de recrutamento 100, 110 e 120

Centro de Estudos Sociais | Alta, Coimbra

Esta ação enquadra-se no âmbito do projeto EMiNC - Envolvimento Masculino em Iniciativas de Cuidado, coordenado pelo CES da Universidade de Coimbra e a sua realização funda-se no reconhecimento da importância das masculinidades positivas, da paternidade e da igualdade de género nos primeiros anos de vida ...
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Ref. 417AFC03 Inscrições abertas até 03-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-133714/25

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 11-10-2025

Fim: 29-11-2025

Regime: b-learning

Local: Centro de Estudos Sociais | Alta, Coimbra

Formador

Sofia Margarida Correia Gonçalves

Destinatários

Docentes dos grupos de recrutamento 100, 110 e 120

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos de recrutamento 100, 110 e 120. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos de recrutamento 100, 110 e 120.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva

Enquadramento

Esta ação enquadra-se no âmbito do projeto EMiNC - Envolvimento Masculino em Iniciativas de Cuidado, coordenado pelo CES da Universidade de Coimbra e a sua realização funda-se no reconhecimento da importância das masculinidades positivas, da paternidade e da igualdade de género nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento saudável das crianças e concomitante necessidade de capacitar os/as profissionais de educação, enquanto agentes de socialização por excelência, com estratégias que lhes permitam fomentar um maior envolvimento dos pais/homens no cuidado das crianças, em geral, e no processo educativo, em particular. A implementação desta ação contribuirá igualmente para o reforço das capacidades intersetoriais, nomeadamente entre os domínios da educação e da saúde, de modo a que a garantir um entendimento comum e práticas coerentes entre os/as profissionais que trabalham com crianças do pré-escolar e do 1.º CEB e famílias, permitindo a implementação de programas dirigidos aos pais e às famílias.

Objetivos

- Promover a igualdade de género através da partilha equitativa dos cuidados e do trabalho doméstico, incentivando a parentalidade positiva e relações saudáveis; - Capacitar profissionais de educação e, por seu intermédio, as famílias, para rejeitarem castigos corporais e outras formas de violência contra crianças e mulheres; - Desenvolver atividades promotoras da igualdade de género nas relações familiares, reforçando a autoconfiança e o papel ativo dos homens nos cuidados; - Sensibilizar para o combate à violência contra mulheres e crianças com uma abordagem intersectorial e interseccional; - Dotar o setor educativo de instrumentos que promovam a participação dos pais nos cuidados infantis, especialmente na primeira infância; - Contribuir para a mudança de práticas entre profissionais da primeira infância, fomentando o envolvimento dos homens na partilha de responsabilidades; - Promover a colaboração entre profissionais de educação e saúde, definindo estratégias conjuntas para o envolvimento masculino.

Conteúdos

Esta ação centrar-se-á na mudança das práticas quotidianas utilizadas por profissionais da educação na primeira infância, procurando contribuir para o reforço das capacidades intersetoriais e as intervenções de apoio ao nível dos serviços, assegurando um entendimento comum e práticas coerentes entre os/as profissionais que trabalham com crianças da educação pré-escolar, 1.º ciclo e suas famílias. Módulo 1 Socialização, estereótipos e cuidado na 1ª infância Módulo 2 Emoções, Empatia e não Violência em contexto escolar Módulo 3 Envolvimento masculino no cuidado: figuras de referência na escola Módulo 4 Paternidade e caminhos para o cuidado Módulo 5 Prevenção da violência em contexto escolar: deteção e sinalização precoces Apresentação do trabalho desenvolvido em contexto Networking entre profissionais de educação e saúde

Metodologias

Presencial: A oficina de formação tem como pilar principal a sensibilização para a importância da promoção da igualdade entre géneros, definida pela divisão equitativa dos cuidados e do trabalho doméstico, por uma parentalidade positiva e por relações saudáveis com as crianças (promovendo ao mesmo tempo uma mudança comportamental da transmissão ainda prevalecente dos estereótipos de género por parte destes profissionais). As sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas. Serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos/as formandos/as e que conjugue as exposições com atividades de prática. A metodologia de formação inclui a conceção e planeamento de workshops com escolas-alvo para desenvolver diretrizes, quadro de resposta e planos de implementação que abordem a transmissão de estereótipos de género dentro do contexto escolar. Os currículos de formação basear-se-ão na experiência de diversos Projetos desenvolvidos no enquadramento da temática no CES. Trabalho Autónomo: Este momento da formação acontecerá em contexto real (atividades letivas com os/as alunos/as). Será uma fase eminentemente prática e de aplicação dos conteúdos/materiais/ferramentas aprendidas nas sessões presenciais. Os/as formandos/as elaborarão relatórios finais, de forma autónoma, com suporte de diários de campo onde deverão constar vivências nas sessões presenciais e experiências circunstanciadas nas sessões autónomas, destacando-se os momentos da planificação/prática.

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial/síncronas. Critérios de avaliação: (exemplo) - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%).

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Ferreira, P., Moura, T., & Rolino, T. (org.) (2022). Parent European Manual: Promotion, Awareness Raising and Engagement of men in Nurture Transformations. Coimbra, Portugal: Center for Social Studies.Moura, T., Cerdeira, L., Carmo, M., Ferreira, P., Cardoso, P., Alcaire, R., Monteiro, R, Gonçalves, S., Rolino, T., & Beliz, V. (2023). KINDER — Desconstrução de estereótipos desde a infância. Editor: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.Moura, T., Cerdeira, L., Carmo, M., Ferreira, P., Cardoso, P., Alcaire, R., Monteiro, R, Gonçalves, S., Rolino, T., & Beliz, V. (2023). KINDER — Desconstrução de estereótipos desde a infância. Editor: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.


Observações

Critérios de Seleção: - 1.º Docentes dos grupos de recrutamento 100, 110 e 120 das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; - 2.º Docentes dos grupos de recrutamento 100, 110 e 120 das Escolas Não Associadas, por ordem de inscrição.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2025 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 11-10-2025 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 25-10-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 25-10-2025 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 08-11-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
6 08-11-2025 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
7 29-11-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
8 29-11-2025 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial

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536

II Congresso Internacional GeoGebra: Um Encontro Global para Transformar a Educação com o GeoGebra
Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 500 e 510

Curso

 

20.0 horas

 

Presencial

 

Professores dos grupos de recrutamento 230, 500 e 510

Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra

O GeoGebra consolidou‑se como ferramenta digital de referência para a visualização e exploração dinâmica de conceitos matemáticos e científicos. O II Congresso Internacional GeoGebra, a realizar‑se em Coimbra em 2025, tem como propósito promover a partilha de investigações, materiais didáticos e práticas ...
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Ref. 411AFC02 - 25-26 Inscrições abertas até 20-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135598/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 20.0 horas

Início: 23-10-2025

Fim: 25-10-2025

Regime: Presencial

Local: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra

Formador

Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva

José Manuel Dos Santos Dos Santos

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 230, 500 e 510

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 500 e 510. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 500 e 510.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva/Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra

Enquadramento

O GeoGebra consolidou‑se como ferramenta digital de referência para a visualização e exploração dinâmica de conceitos matemáticos e científicos. O II Congresso Internacional GeoGebra, a realizar‑se em Coimbra em 2025, tem como propósito promover a partilha de investigações, materiais didáticos e práticas inovadoras que integram o GeoGebra em diferentes níveis de ensino e contextos internacionais. A estrutura do congresso assenta em sete núcleos temáticos que abrangem: (i) o ensino e a aprendizagem da Matemática; (ii) a investigação educacional; (iii) a formação de professores; (iv) as abordagens STEAM; (v) a inovação tecnológica futura; (vi) a educação inclusiva; e (vii) aplicações em domínios extraescolares. O reconhecimento pelo CCPFC de até 21 horas de formação evidencia a relevância desta ação para o desenvolvimento profissional docente. Ao frequentar o congresso, os participantes terão acesso a conhecimentos atualizados sobre pensamento computacional, modelação, impressão 3D, realidade aumentada e demonstração automática de teoremas, reforçando competências pedagógicas alinhadas com as orientações curriculares do ensino básico e secundário em Portugal.

Objetivos

- Atualizar conhecimentos sobre as potencialidades do GeoGebra no ensino da Matemática, da Física e da Química; - Promover a integração de abordagens STEAM e de pensamento computacional em tarefas investigativas apoiadas pelo GeoGebra; - Desenvolver práticas inclusivas que respondam às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais; - Explorar estratégias de modelação matemática com recurso a impressão 3D e realidade aumentada; - Refletir criticamente sobre investigações recentes em educação matemática e ciências, nomeadamente no contexto STEAM, apresentadas pelos conferencistas e sobre as implicações para a prática docente; - Fomentar redes de colaboração entre docentes e investigadores em torno do uso do GeoGebra.

Conteúdos

A organização científica do congresso distribui‑se por conferências plenárias, comunicações paralelas, pósteres e workshops práticos. Os conteúdos incluem: - GeoGebra no ensino de tópicos geométricos, algébricos e estatísticos; - Modelação e impressão 3D em contextos matemáticos e interdisciplinares; - Pensamento computacional e programação integrada no GeoGebra; - Estratégias inclusivas e acessibilidade digital; - Formação inicial e contínua de professores com tecnologias dinâmicas; - Inteligência artificial, demonstração automática e realidade aumentada no GeoGebra; - Projetos STEAM e aplicações em contextos não formais.

Metodologias

Serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas A ação adota uma metodologia combinada de sessões expositivas, demonstrações interativas e oficinas de aprendizagem ativa. As conferências plenárias proporcionam enquadramento teórico‑didático, enquanto as comunicações paralelas e os pósteres fomentam a discussão crítica de investigações e práticas. Os workshops práticos privilegiam a experimentação “hands‑on” com o GeoGebra, permitindo aos formandos conceber e testar recursos didáticos alinhados com os currículos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário. O debate em mesa redonda e os grupos de trabalho facilitam a reflexão colaborativa sobre a transposição didática dos conteúdos e sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos. A documentação digital será disponibilizada em plataforma online, assegurando o acompanhamento assíncrono dos formandos.

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

António, M., & Pantoja Maciel, M. A. (2023). Utilização do software GeoGebra no ensino de Física Quântica. E-Boletim da Física, 11(1). https://doi.org/10.26512/e-bfis.v11i1.47352Pessoa, W. D. (2018). Uso de recursos digitais 3D no ensino de Química: As potencialidades do GeoGebra®. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, 4, 1–15. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.710Gutiérrez Araujo, R. E., & Castillo Bracho, L. A. (2020). Simuladores com o software GeoGebra como objetos de aprendizagem para o ensino da Física. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 47, 201–216. https://doi.org/10.17227/ted.num47-11336Buene, B. C., & Munguambe, Y. (2024). GeoGebra como software auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de funções quadráticas. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 13(1), 61–89. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p061-0089Vidade, A. E. B., & Mafuiana, A. A. M. (2024). Inovação da prática pedagógica suportada pelo GeoGebra em contexto da Educação STEAM e melhoria do ensino e aprendizagem de Química. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 13(1), 7–33. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p007-033


Observações

Critérios de seleção: 1.º Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º Outros docentes, por ordem de inscrição.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 12:30 2:30 Presencial
2 23-10-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
3 24-10-2025 (Sexta-feira) 10:00 - 12:00 2:00 Presencial
4 24-10-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
5 25-10-2025 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 25-10-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial

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