617

I Jornada da Mediação Linguística e Cultural em Contextos Educativos turma PNDJornadasMLC

Apresentação

O aumento da diversidade linguística e cultural nas escolas tem vindo a colocar novos desafios às práticas educativas, à organização dos agrupamentos e à relação entre a escola, as famílias e a comunidade. No âmbito da mediação linguística e cultural, evidenciam-se necessidades formativas relacionadas com o papel e desempenho dos mediadores linguísticos e culturais, uma vez que a mediação linguística e cultural tem assumido uma dimensão central na construção de práticas educativas equitativas, favorecendo a comunicação entre escola, famílias e comunidade. Deste modo, pretende-se articular fundamentação teórica com práticas profissionais concretas, promovendo a reflexão crítica e a apropriação de ferramentas de mediação linguística e cultural para o trabalho desses técnicos e inspirar práticas pedagógicas mais inclusivas e sustentáveis. Essa formação justifica-se pela necessidade de criar espaços onde se possam partilhar experiências, refletir sobre práticas pedagógicas e fortalecer competências de mediação linguística e cultural no contexto educativo. A presente Formação de Curta Duração insere-se nos objetivos do Plano de Atividades do CFAE Minerva, ao promover o desenvolvimento profissional contínuo de não docentes, a partilha de práticas contextualizadas e a reflexão crítica sobre a intervenção educativa em contextos de diversidade linguística e cultural. Os não docentes, destinatários desta formação, desempenham um papel central na mediação entre a escola, os alunos e a comunidade, sendo frequentemente confrontados com desafios linguísticos, culturais e institucionais que exigem respostas qualificadas e contextualizadas, para dar respostas às necessidades emergentes educativas, e contribuir para a construção de ambientes escolares mais equitativos, inclusivos, participativos e sustentáveis. Logo, é fundamental que os profissionais de educação adquiram novos conhecimentos, competências e ferramentas práticas que favoreçam o acolhimento, a comunicação intercultural e a cooperação escola–família–comunidade.

Destinatários

Pessoal Não Docente (TESPND, TSO, TSPSI)

Objetivos

Esta iniciativa de formação, tem por objetivo desenvolver competências profissionais no domínio da mediação linguística e cultural em contextos educativos, promovendo práticas de acolhimento e comunicação inclusiva. A formação visa apoiar os profissionais técnicos que desempenham funções de mediação nas escolas, incentivando a reflexão sobre a prática, a partilha de experiências e o uso de estratégias e ferramentas ajustadas aos contextos de atuação, contribuindo para a inclusão, a equidade e o sucesso educativo dos estudantes. Objetivos específicos: • Compreender os fundamentos legais da mediação linguística e cultural; • Refletir sobre práticas de acolhimento às famílias imigrantes; • Identificar barreiras e estratégias de comunicação com famílias imigrantes; • Compreender o papel do Português Língua Não Materna (PLNM) na integração de alunos imigrantes recém-chegados; • Desenvolver ferramentas práticas de mediação; • Produzir reflexão escrita fundamentada sobre a prática profissional dos mediadores linguísticos e culturais.

Conteúdos

Módulo 1 – Mediação Linguística e Cultural: enquadramento conceptual (1h30) Dinâmica Inicial e apresentação Mediação linguística e cultural: Enquadramento normativo Diversidade cultural nos contextos educativos Metodologia: exposição dialogada e debate orientado Módulo 2 – Acolhimento de alunos e famílias imigrantes em contexto escolar (2h) Educadora Social convidada Modelos de acolhimento em contexto escolar Protocolos e práticas institucionais Articulação entre serviços e profissionais Desafios e constrangimentos do terreno Metodologia: apresentação de prática profissional e diálogo com os formandos Módulo 3 – Ferramentas de mediação e comunicação com famílias imigrantes (1h00) Animador Sociocultural e Educadora Social convidados Desafios na comunicação com as famílias Envolvimento das famílias e da comunidade Estratégias e ferramentas de mediação e comunicação intercultural Metodologia: apresentação prática, demonstração de ferramentas e dinâmica breve Módulo 4 – Organização curricular e o ensino do PLNM (1h) Diretora de Agrupamento e Professora de PLNM convidadas Organização curricular para promoção da inclusão de alunos imigrantes Desafios da aprendizagem do PLNM PLNM como ferramenta de inclusão linguística Metodologia: apresentação prática, com questões norteadoras e participação dos formandos Módulo 5 – Atividade escrita de reflexão e avaliação (1h30) Atividade obrigatória para certificação CFAE Objetivos da atividade: Avaliar a participação e reflexão dos formandos Consolidar aprendizagens no contexto da prática profissional Recolher dados qualitativos para análise e refinamento.

Metodologias

Expositiva / apresentação prática, com questões norteadoras e participação dos formandos

Avaliação

Relatório de Reflexão Crítica.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.

Bibliografia

Conselho da Europa. (2020). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, ensino, avaliação – Volume complementar. Estrasburgo, França: Conselho da Europa. Direção-Geral da Educação. (2018). Referencial português língua não materna. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação. (2025, 23 de janeiro). Mediadores linguísticos e culturais: Nota informativa [PDF]. Ministério da Educação, Ciência e Inovação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/mediadores_linguisticos_e_culturais.pdf Direção-Geral da Educação. (2020). Rede de Escolas para a Educação Intercultural. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra. Gimenez Romero, C. (2010). Interculturalidade e Mediação. Lisboa, Portugal: ACIDI. Silva, A. M., & Moreira, M. A. (2009). Formação e mediação sócio-educativa: Perspectivas teóricas e práticas. Porto, Portugal: Areal Editores. Vieira, A. M., & Vieira, R. (2016). Pedagogia social, mediação intercultural e (trans)formações. Porto, Portugal: Profedições. Vieira, R., Marques, J., Silva, P., Vieira, A., & Margarido, C. (2017). Conceções e práticas de mediação intercultural e intervenção social. Porto, Portugal: Edições Afrontamento.

Observações

Critérios de Seleção: 1.º Pessoal Não Docente - TESPND, TSO, TSPSI das Escolas Associadas do CFAE Minerva; 2.º Pessoal Não Docente - TESPND, TSO, TSPSI de outras Escolas.

Formador

Simone de Almeida Evangelista

Início: 27-02-2026
Fim: 27-02-2026
Acreditação: FPND (em processo de acreditação)
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 7 h
Local: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

INSCREVER-ME