606

ACD24 - O mundo digital e os desafios para a escola e para a disciplina de EMRC turma ACD24 - 25-26

Apresentação

A grande maioria dos docentes da disciplina da diocese já ultrapassou os 50 anos e pertence a uma geração menos tecnológica e digital. Não está tão familiarizada com a linguagem dos algoritmos, com a diversidade de ambientes digitais frequentada pelos alunos, com as potencialidades destes recursos e com os riscos que envolvem. Reconhecem que mundo digital veio para ficar, apresenta enormes vantagens para veicular informação e conhecimentos. Acreditam que pode ser uma poderosa ferramenta educativa e pretendem usar algumas destas tecnologias na sua prática de forma pedagógica e saudável. Ouvem especialistas dizer que não está isenta de problemas e que é responsável por diversos riscos para o desenvolvimento psicológico, físico, social, intelectual e moral dos alunos. Ou seja, uso do digital apresenta-se como um importante desafio educativo. Entre proibições e o seu uso desregulado, importa educar para o uso pedagógico e formativo destas ferramentas. Constando das aprendizagens essenciais da disciplina a promoção de relações fraternas, a sã convivência, o respeito pelo outro e reconhecendo que na sociedade começam a surgir apelos a uma certa violência, à marginalização, incitamento ao ódio e à segregação, esta de ação de formação pretende ajudar os docentes a perceberem um pouco melhor este mundo, que desafios poderão encontrar nas escolas e como ajudar os alunos a terem e fazerem um uso responsável, saudável e sociável das novas tecnologias.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Conhecer os principais ambientes digitais frequentados pelos alunos; - Conhecer alguns dos desafios pedagógicos suscitados pelas novas tecnologias; - Compreender os impactos do digital na formação da identidade, na vivência moral e na experiência da fé; - Identificar, prevenir e acompanhar situações de risco digital que afetam crianças e adolescentes; - Promover o uso criterioso, ético, seguro, baseado nos valores cristãos, nomeadamente do respeito pelo outro, pela divulgação da sua boa imagem e bom nome, fomentando harmonia e não discursos de ódio, etc. nas diversas plataformas e redes sociais. - Utilizar estratégias pedagógicas para formar alunos críticos e livres na forma como usam o digital.

Conteúdos

1- O mundo do digital e alguns dos desafios que se colocam à educação. 2- Principais ambientes digitais frequentados pelos alunos e como moldam a sua vida pessoal, familiar, escolar, social. 3 - Vantagens do uso do digital na educação. 4- Impactos do digital na formação da identidade, das emoções, na construção de valores, na vivência moral e na experiência de fé. (Gerações Z, Alpha, etc) 5- Como a lógica do algoritmo influencia e seduz os utilizadores digitais? Quais os problemas suscitados pela recompensa imediata? 6- Riscos digitais mais frequentes: a) A cultura da exposição e risco dos desafios virais. b) O risco da gamificação c) O Cyberbullying, o grooming, a pornografia d) A cultura do cancelamento e a desumanização online. e) Feridas emocionais e espirituais causadas pelo digital (vazio, comparação, vício). 7- Como educar para o uso saudável e equilibrado do digital? 8- Como pode a disciplina de EMRC, com os valores que promove, educar para o bom uso do digital? (respeito pelo outro, cuidado com a verdade, promoção de ambientes pacíficos, etc.)

Metodologias

Expositivas, participativas, trabalhos em grupo, debates e quizes.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação

Anexo(s)

Observações

Critérios de Seleção: 1.º Professores do grupo de recrutamento 290, por ordem de inscrição; 2.º Professores de outros grupos de recrutamento das Escolas Associadas do CFAE MINERVA.

Formador

MARIA MARGARIDA GONZALEZ CORDO TAVARES

Início: 07-02-2026
Fim: 07-02-2026
Acreditação: ACD24 - 25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Seminário Maior de Coimbra

INSCREVER-ME