AF83 - (N) A prática - ambientes e práticas inclusivas turma AF83 - 2025-2026
Apresentação
As escolas enfrentam mudanças cada vez mais acentuadas que implicam consecutivos e novos desafios. Além de procurar respostas, em particular para os mais vulneráveis a um baixo desempenho e ao abandono escolar, a questão atual é colocada na qualidade da educação e na introdução de mudanças que respondam a necessidades, interesses, expectativas, aspirações, preferências, talentos e potencialidades de todos e de cada uma das crianças e jovens. Partindo do trabalho de qualidade que já se faz nas escolas, esta ação insere-se no processo de criação de ambientes estimulantes, numa perspetiva de coconstrução de conhecimento sustentado na operacionalização de práticas, no diálogo, na reflexão e na partilha. É necessário refletir sobre o impacto do enquadramento legal na promoção de ambientes educativos e de práticas cada vez mais inclusivas que se alicerçam no princípio fundamental do direito à educação justo, ético e respeitador dos Direitos Humanos.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Analisar documentos legislativos identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas (DL 54, DL 55, PASEO, AE) - Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos - Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao DUA e à abordagem multinível - Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo - Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras bem sucedidas - Promover a reflexão sobre novas formas de agir em contexto educativo - Aumentar a motivação e o sucesso dos agentes educativos e, consequentemente, dos alunos.
Conteúdos
- Impacto nas práticas pedagógicas das orientações de política educativa (DL 54, DL 55, PASEO, AE) - Ambientes educativos inclusivos (intervenção diferenciada em função do perfil de competências) - Diversidade em sala de aula - recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis centrados no aluno (DUA e abordagem multinível) - Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem (melhorar resultados e ajustar o processo de ensino).
Metodologias
A metodologia de formação é de cariz teórico-prática, com dinâmicas de envolvimento dos participantes em atividades de aprendizagem, partilha e reflexão com vista à otimização e concretização dos objetivos propostos para esta ação de formação presencial, nomeadamente: - Apresentação de conteúdos e conceitos; - Partilha de experiências; - Trabalho(s) de grupo; - Reflexão e debate de ideias; - Desenvolvimento e implementação de recursos e atividades (avaliar o contexto, planear, aplicar, rever, ajustar).
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decretolei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n. º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
DGE (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022 Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N. (2021), Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação: ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora. UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supportinginclusion-and-equity-education
Observações
Prioridade Exclusiva AE Eugénio de Castro
Formador
Cristina Maria da Silva Leal
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 04-02-2026 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
| 2 | 04-03-2026 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
| 3 | 06-05-2026 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |