AF40 - Práticas e Técnicas Educativas para atingir o Sucesso Escolar turma AF40 - 2025-2026
Apresentação
A realização desta Ação de formação tem como principal objetivo delinear um plano estratégico com várias ações a implementar por todos os atores educativos para que todos se sintam bem e como parte que contribui para o sucesso nas aprendizagens. Compreender as diferentes estratégias que menorizem os conflitos, a descriminação, as atitudes derrotistas é fundamental para que todos sintam a escola de uma maneira positiva. Desta forma, é necessário dotar os professores dessas ferramentas de forma a: - Reconhecer as próprias motivações que conduzem às relações de conflito e aumentar a cooperação nas relações interpessoais; - Identificar os danos que estes fenómenos causam às suas vidas promovendo uma melhor compreensão do comportamento menos adequado dos formandos; - Ajudar os alunos a conquistar os seus objetivos e entenderem a importância do conhecimento no seu desenvolvimento pessoal e intelectual; - Saberem como lidar com diversas formas de agressão; - Ajudar os alunos em risco de exclusão ou com outras patologias detetadas a desenvolver competências tendo em conta as suas limitações;
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Os efeitos que se pretende produzir operacionalizam-se aos níveis de: A) Mudança de Atitudes: A ação tem como objetivo discutir de forma aprofundada conceitos básicos que se relacionam com disciplina positiva e gestão de conflitos e Inclusão; B) Mudança de Práticas: Na prática os professores podem encontrar dificuldades, particularmente aos níveis das metodologias e das Estratégias Pedagógicas. Daí que entendemos que será possível identificar e colocar em prática um conjunto de estratégias e metodologias que permitam uma maior eficácia no trabalho conjunto e em equipa dos professores mesmo sendo de áreas de formação base diferentes; C) Partilhar e Refletir sobre as práticas educativas já desenvolvidas em sala destes temas refletindo na importância das estratégias definidas e a partilha de ideias com todos os agentes educativos; Delinear um Plano prático de Ação para que exista uma diminuição significativa dos conflitos de comunicação, consolidando assim o ambiente produtivo de trabalho.
Conteúdos
1. Disciplina Positiva 3 Horas 1.1. A abordagem positiva: Noções prévias 1.2. Alguns conceitos básicos 1.3. Crianças como seres sociais 1.4. Uma criança mal comportada é uma criança desencorajada 1.5. Erros: excelente oportunidade para aprender 1.6. Utilizar o encorajamento de modo eficaz 1.7. Encorajamento versus elogio 1.8. Encorajamento versus crítica 1.9. Consequências lógicas e naturais 1.10. Reuniões de Turma 1.10.1. Objetivos 1.10.2. Algumas finalidades 1.10.3. Modo de funcionamento 1.10.4. Atitudes e competências do professor 1.11. Exemplo de atividades 2. Gestão de Conflitos em Contexto Escolar 3 Horas 2.1. O conflito 2.1.1. Caraterização de uma situação conflituosa 2.1.2. Diferentes tipos de conflito 2.1.3. Prevenir o conflito em contexto escolar 2.1.4. Elementos potencialmente conflituosos 2.1.5. Estratégias para prevenir conflitos 2.1.6. Gerir o conflito em contexto escola 2.1.7. Estratégias para a gestão do conflito 2.1.8. Diferentes fases para a resolução adequada do conflito 2.1.9. Vantagem de gerir adequadamente um conflito 3. Diferenciação Pedagógica 3.1. Definição de Diferenciação Pedagógica 3.2. Conceito de Coadjuvância em Sala de Aula 3.3. Comunicação Eficaz 3.4. Produtividade Pessoal e Profissional 3.5. Identificar a forma e os conflitos da comunicação 3.6. Construir e consolidar o ambiente produtivo 3.7. Interação com os Alunos 3.8. Como atingir todos os Objetivos Pedagógicos de uma forma eficaz 4. Promoção de Competências em Contexto Escolar 3 Horas 4.1. As competências emocionais; 4.2. Atividades de desenvolvimento emocional e afetivo: 4.2.1. Consciência emocional; 4.2.2. Controlo emocional; 4.2.3. Auto-estima e auto-confiança; 4.2.4. Relacionamento interpessoal positivo; 4.2.5. Resolução de problemas e tomada de decisões. 4.3. Técnicas e procedimentos para lidar com demandas críticas de relacionamento interpessoal; 4.4. Simulações e práticas de treinamento de competências sociais. 5. Trabalho Colaborativo 3 Horas 1. Princípios orientadores da experiência pedagógica 2. Principais conceitos associados 3. A importância do trabalho colaborativo no contexto da experiência 4. A articulação do currículo numa escola em mudança: o como da experiência 5. Vantagem do Trabalho colaborativo entre docentes 6. Principais constrangimentos e gestão dos conflitos associados
Metodologias
A metodologia de formação deve necessariamente permitir a adaptação dos conteúdos à experiência e à vivência profissional dos participantes. Deve combinar de forma criteriosa momentos de exposição, com momentos de aplicação prática em exercícios individuais e/ou em grupo, debates, casos práticos. Com esta abordagem garante-se o envolvimento dos participantes, bem como um elevado índice de retenção de conhecimentos. Esta reflexão crítica favorece a partilha de saberes, de práticas e de experiências, conjugando a exposição do diálogo com a participação pro-ativa dos participantes, bem como a prática simulado baseada em casos reais. Assim o desenvolvimento desta ação baseia-se em sessões presenciais conjuntas de exposição teórica das diferentes temáticas e de apresentação dos resultados obtidos para consolidação dos desempenhos e sessões de trabalho autónomo para concretização no terreno
Avaliação
A avaliação será contínua, individual e em grupo, privilegiando-se o desempenho, participação e assiduidade dos formandos em cada uma das sessões efetuadas. Os formandos serão avaliados em função da estruturação de um portefólio (grupo) e de um relatório de reflexão (individual), que traduza todo o trabalho produzido nas sessões presenciais e não presenciais, tendo em conta a pertinência e adequabilidade dos materiais produzidos, criatividade, organização, atualidade e apresentação. Os formandos serão avaliados quantitativamente, numa escala de 1 a 10, segundo as orientações do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de Maio e do Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua, do Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. A avaliação/classificação de cada formando obedece aos critérios aprovados pela Comissão Pedagógica para esta modalidade de formação, com a seguinte valoração: - 25% - participação nas tarefas das sessões; - 50% - produção de trabalhos e/ou materiais elaborados nas sessões; - 25% - reflexão crítica/memória final, de acordo com o documento orientador fornecido pelos formadores.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
Alexander, J. (2007). Agressividade na escola. Bullying. Um guia essencial para pais. Lisboa: Editorial PresençaAlmeida, A.T. (2010). Bullying: «O caminho que medeia entre o conhecimento e a compreensão do problema». In Estudos em homenagem a Rui Epifânio. Coimbra: Almedina.Amado, João da Silva; FREIRE, Isabel Pimenta (2002), Indisciplina e Violência na Escola Compreender para Prevenir, Porto, Edições Asa.Benavente, Ana (coord.) (1993), Mudar a Escola Mudar as Práticas, Lisboa, Escolar Editora.Cunha, P. (2001). Conflito e Negociação. Porto: Asa
Observações
Critérios de seleção: 1.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE MINERVA; 2.º - Docentes das Entidades Parceiras do CFAE Minerva; 3.º - Outros Docentes.
Formador
Patrícia Isabel Pinto Mano
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 02-03-2026 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 2 | 09-03-2026 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 3 | 16-03-2026 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 4 | 23-03-2026 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 30-03-2026 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |