AF82 - A Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP) como forma de concretização dos novos domínios de autonomia curricular turma AF82 - 2025-2026
Apresentação
A qualidade das aprendizagens apresenta-se como um dos objetivos mais relevantes a promover na Escola atual. Como garantir que os alunos que integram as comunidades educativas podem ser envolvidos e implicados nas suas aprendizagens no respeito pela sua diversidade? Que metodologias garantem o acesso ao currículo a todos os alunos? A Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP) assume-se como uma resposta que permite ir ao encontro de interesses e necessidades dos alunos, desenvolvendo a autoconfiança e a motivação para aprender. Neste contexto, em que moldes podemos trabalhar a avaliação pedagógica? São estas algumas questões sobre as quais se pretende refletir no desenvolvimento desta oficina de formação enquadrada em formas de organização de dinâmicas pedagógicas preconizadas na b) do n.º 5 do art.º 21.º do Decreto-Lei 55/2018. Considerando a relevância da metodologia de projeto enquanto forma de trabalho potenciadora das áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente o raciocínio e resolução de problemas e o pensamento crítico e pensamento criativo, quer práticas de avaliação aplicadas à prática pedagógica em sala de aula. Tem particular relevância a reflexão e redefinição sobre procedimentos (observar, planear, agir, avaliar). A MTP integra-se nas políticas de avaliação numa unidade orgânica (agrupamento de escolas ou escola não agrupada), no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, em particular, no planeamento e avaliação do trabalho a desenvolver em Domínios de Autonomia Curricular (DAC) ou outras formas de trabalho inter e transdisciplinar.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Refletir sobre metodologias e práticas pedagógicas diferenciadas que promovam a criança/o aluno a sujeito ativo no processo de aprendizagem; 2. Clarificar os conceitos de Trabalho de Projeto («Project Work») e Metodologia (de Trabalho) de Projeto («Project-Based Learning»); 3. Analisar e enquadrar a Metodologia de Trabalho Projeto no âmbito da flexibilidade curricular; 4. Desenhar/desenvolver etapas do trabalho de projeto, incluindo a sua avaliação: 3.1 Avaliar de forma sustentada numa dimensão formativa e holística integral; 3.2 Aferir procedimentos, técnicas e instrumentos diversificados e adequados às finalidades, ao objeto em avaliação e aos destinatários; 3.3 Planear e conceber a construção integrada de rubricas colaborativas, em trabalho inter- e transdisciplinar, no âmbito da gestão (e lecionação) articulada do currículo, no desenho de um projeto em contexto de flexibilidade curricular ou domínios de autonomia curricular: 3.3.1 Analisar e conceber rubricas para a orientação da aprendizagem dos alunos e de avaliação com fins formativos; 5. Refletir sobre a construção articulada do saber partindo da ótica do aluno.
Conteúdos
0. Apresentação da Oficina de Formação. (1h) 1. A criança/o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem (reconhecimento da capacidade da criança/do aluno para construir de forma ativa o seu desenvolvimento e aprendizagem); (2h + 2h) 2. Resposta a todas as crianças (adoção de práticas pedagógicas diferenciadas e capazes de ir ao encontro de diferentes níveis de proficiência); (2h30m + 2h30m) 3. Conceitos de Trabalho de Projeto («Project Work») e Metodologia (de Trabalho) de Projeto («Project-Based Learning»);(2h30m + 2h30m) 4. Etapas da Metodologia do Trabalho de Projeto; (2h + 2h) 5. Avaliação pedagógica em trabalho de projeto; (2h + 2h) 6. Construção articulada do saber partindo da ótica do aluno. (2h)
Metodologias
Presencial: Trabalho colaborativo interdisciplinar e em grupos; Implementação de um Trabalho de Projeto ou uma Metodologia de Projeto: Criar grupos de trabalho colaborativo; Acompanhar grupos de trabalho; Gerir os grupos de trabalho. Nas sessões presenciais pretende-se, também, dar espaço para a partilha de práticas implementadas no decorrer da oficina de formação e em resultado desta. Trabalho Autónomo: As tarefas a desenvolver de forma autónoma pelos formandos, em contexto educativo, incluem: Implementar um Trabalho de Projeto ou uma Metodologia de Projeto em contexto prático, conduzindo os alunos a: Conceber um problema contextualizado; Elaborar perguntas; Procurar/pesquisar informação para perguntas
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.° 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (40%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (45%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (15%)
Modelo
Inquérito de satisfação da Ação
Bibliografia
Berger, W. (2014). A more beautiful question: the power of inquiry to spark breakthrough ideas. New York: Bloomsbury.Brookhart, S. (2013). How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Alexandria, VA: ASCD.Cooper, R. & Murphy, E. (2016). Hacking project-based learning. Cleveland: Times 10 PublicationsMartins, G. (coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE)Mouraz, A., Serra, I. & Sousa, J. (coord.) (2021). Percursos de Mudança nas Práticas de Avaliação Pedagógica - Uma Comunidade de Aprendizagem em Contexto do EduFor. Viseu: Psico & Soma - Livraria, Editora, Formação e Empresas, Lda.
Formador
João Manuel Caetano Serôdio
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
| 2 | 23-01-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 04-02-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
| 4 | 06-02-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 13-02-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 20-02-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
| 7 | 25-02-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 8 | 27-02-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
| 9 | 04-03-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |