583

AF81 - Aprendizagem ativa com a plataforma MILAGE 2.0 turma AF81 - 2025-2026

Apresentação

Este curso capacita os professores para utilizarem a versão 2.0 da plataforma MILAGE, promovendo metodologias de aprendizagem ativa, centradas no aluno. Os docentes vão explorar esta solução digital para criar cenários educativos diversificados, incluindo gamificação, que utiliza elementos dos jogos para motivar; diferenciação pedagógica, adaptando o ensino às necessidades dos alunos; e aula invertida, que maximiza o tempo em sala para debates e práticas. O curso apoia ainda estratégias que desenvolvem a autonomia dos alunos, como autorregulação, autoavaliação e reflexão crítica. Além disso, aborda as funcionalidades da MILAGE relativas à autoavaliação e avaliação por pares, reforçando práticas formativas e permitindo aos professores acompanhar em tempo real o desempenho dos alunos, facilitando intervenções pedagógicas eficazes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Explorar a plataforma MILAGE nas perspetivas do aluno e do professor; - Incentivar os docentes a promoverem a motivação dos alunos para o estudo, para a aprendizagem autónoma e para a aprendizagem ativa, tirando partido das TIC; - Promover a autoavaliação, a avaliação formativa, a avaliação por pares e a diferenciação pedagógica; - Desenhar e implementar cenários de aprendizagem diversificados; - Desenvolver competências digitais e pedagógicas; - Capacitar os professores para o acompanhamento eficaz dos alunos através da monitorização em tempo real; - Incentivar a utilização de metodologias inovadoras, tais como gamificação, diferenciação pedagógica e aula invertida, potenciando o envolvimento dos alunos; - Facilitar práticas pedagógicas inclusivas e adaptadas às diferentes necessidades e perfis dos estudantes.

Conteúdos

Módulo I (2h+6h) Apresentação do Projeto MILAGE e introdução à plataforma MILAGE na vertente do aluno Síncrono (2h) Apresentação do Projeto; Exploração da plataforma MILAGE na ótica do aluno; Resolução de uma ficha Avaliação formativa, autoavaliação e avaliação dos pares. Assíncrono (6h) Exploração autónoma da plataforma MILAGE APRENDER; Módulo 2: Exploração da plataforma MILAGE na vertente do professor (1h30 online síncronas + 6h assíncronas). Síncrono (1h30) Apresentação da plataforma MILAGE na vertente do Professor; Assíncrono (6h) Exploração autónoma do ambiente de trabalho da plataforma MILAGE na vertente do professor e dos recursos disponíveis; Trabalho autónomo (aderir a uma disciplina; aderir a um grupo/turma; criar um grupo/turma); MÓDULO 3 Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e Cenários de Aprendizagem Síncrono (1h30 online síncronas + 21h30 assíncronas). Introdução aos Cenários de aprendizagem; Apresentação e exploração de ferramentas educativas para planear atividades pedagógicas (e.g. Learning Designer); Assíncrono A (3h30) Reflexão, em ambiente colaborativo (fórum), sobre a importância da utilização de Metodologias Ativas de Ensino- Aprendizagem e da construção de cenários de aprendizagem. Assíncrono B (6h) – Construção de um cenário de aprendizagem de gamificação Construção de um cenário de aprendizagem gamificado aproveitando as potencialidades da plataforma MILAGE com recurso a fichas disponibilizadas na plataforma MILAGE; Apresentação evidências (e.g. pauta, e-portefólio, …) e balanço sobre a implementação dos cenário de aprendizagem. Assíncrono C (6h) – Construção de um cenário de aprendizagem de diferenciação pedagógica mediado pela plataforma MILAGE; Apresentação evidências (e.g. pauta, e-portefólio, …) e balanço sobre a implementação dos cenário de aprendizagem. Assíncrono D (6h) – Construção de um cenário de aprendizagem de aula invertida mediado pela plataforma MILAGE; Apresentação evidências (e.g. pauta, e-portefólio, …) e balanço sobre a implementação dos cenário de aprendizagem. MÓDULO 4 (1h30+6h) Avaliação formativa Síncrono (1h30) Exploração das funcionalidades da plataforma MILAGE que potenciam a avaliação formativa; Assíncrono (6h) Implementação na prática pedagógica das funcionalidades da plataforma MILAGE que promovem a avaliação formativa. Módulo 5: - Apresentação, discussão e reflexão sobre o trabalho realizado durante a formação. Avaliação da ação, orientações para elaborar o relatório individual de reflexão crítica. (2h online síncronas + 2h assíncrona).

Metodologias

A ação desenrolar-se-á ao longo de um período letivo, repartindo-se em 5 sessões online síncronas e 8 sessões online assíncronas intercaladas, perfazendo um total de 50 horas. Sessões online síncronas, realizadas em videoconferência, onde serão apresentados os conteúdos de referência através de: - uma componente mais teórica que adotará uma metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos, e uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação entre formador e formandos; - uma componente prática que irá privilegiar uma dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. Sessões assíncronas nas quais, sob a orientação do formador, os formandos implementam a plataforma MILAGE com os seus alunos, num quadro de gestão do currículo, realizam as tarefas propostas nas sessões síncronas, aprofundam os temas abordados e as funcionalidades da plataforma MILAGE.

Avaliação

A avaliação será contínua, considerando o envolvimento, empenho e reflexão crítica dos formandos. Será valorizada a implementação prática da plataforma MILAGE e utilização dos recursos didáticos nos contextos profissionais. No final, cada formando apresentará um relatório reflexivo sobre as implicações da formação no seu desenvolvimento pessoal e profissional, destacando as competências digitais adquiridas e melhorias na prática letiva. Critérios: participação nas sessões síncronas e assíncronas (10%), criação e implementação de cenários educativos (45%), partilha no e-portefólio (15%), apresentação final (15%) e relatório reflexivo (15%).

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Carvalho, C., & Lima, C. (2019). Teacher training and mobile technologies at school: Reflections on the supports of a formative proposal. Sisyphus Journal of Education, 7(1), pp. 46-61. doi:DOI: https://doi.org/10.25749/sis.15364Leptokaridou, E. T., Vlachopoulos, S. P., and Papaioannou, A.G. (2016). Experimental longitudinal test of the influence of autonomy-supportive teaching on motivation for participation in elementary school physical education. Educational Psychology, 36(7), 1138-1159.Reeve, J. (2006). Teachers as facilitators: What autonomy-supportive teachers do and why their students benefit. The Elementary School Journal, 106, 225236Sanches, L. L. (2017). As potencialidades das TIC no combate ao insucesso e abandono escolar no ensino básico (Dissertação de Mestrado). Lisboa: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa. Obtido de http://hdl.handle.net/10451/31558Wang, J. C. K., Ng, B. L., Liu, W. C., and Ryan, R. M. (2016). Can being autonomy-supportive in teaching improve students self-regulation and performance?. In W. C. Liu, J. C. K. Wang, at R. M. Ryan (Eds.), Building Autonomous Learners (pp. 227-243). Singapore: Springer.

Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º - Docentes das Entidades Parceiras do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 3.º - Docentes de outras Escolas não Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.

Formador

Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-01-2026 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
2 21-01-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
3 27-01-2026 (Terça-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online assíncrona
4 28-01-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online assíncrona
5 03-02-2026 (Terça-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online assíncrona
6 10-02-2026 (Terça-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online síncrona
7 11-02-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online assíncrona
8 24-02-2026 (Terça-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online assíncrona
9 25-02-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online assíncrona
10 10-03-2026 (Terça-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online assíncrona
11 11-03-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online assíncrona
12 24-03-2026 (Terça-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online assíncrona
13 25-03-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online assíncrona
14 21-04-2026 (Terça-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online assíncrona
15 12-05-2026 (Terça-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online síncrona
16 13-05-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
17 14-05-2026 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
18 15-05-2026 (Sexta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
19 18-05-2026 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
20 19-05-2026 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
Início: 20-01-2026
Fim: 12-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136917/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 50 h
Local: Plataforma ZOOM