ACD19 - A importância do Pensamento Computacional turma ACD19 - 25-26
Apresentação
O pensamento computacional é hoje reconhecido como uma competência transversal essencial para o século XXI, integrando processos cognitivos que permitem formular problemas e criar soluções estruturadas, inspiradas nos modos de pensar da Ciência da Computação. Mais do que aprender a programar, o pensamento computacional envolve capacidades como decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmização, competências cognitivas fundamentais para compreender o mundo digital e resolver problemas de forma eficiente. A investigação demonstra que o pensamento computacional contribui para o desenvolvimento de raciocínio lógico, criatividade, capacidade de previsão e tomada de decisão. Estas competências revelam-se úteis não apenas na área digital, mas em todas as áreas do currículo, desde a Matemática às Ciências, Línguas e Expressões, potenciando aprendizagens mais profundas e significativas. No contexto educativo atual, marcado pela digitalização crescente e pela necessidade de preparar os alunos para profissões emergentes, o pensamento computacional assume-se como uma literacia fundamental, comparável à leitura, escrita e numeracia. A sua integração desde os primeiros anos de escolaridade contribui para desenvolver aprendizagens ativas, fomentar a autonomia dos alunos e promover competências de resolução de problemas complexos em ambientes colaborativos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Compreender os fundamentos do pensamento computacional e as suas componentes. • Reconhecer a importância do pensamento computacional no desenvolvimento de competências do século XXI. • Experimentar atividades práticas e acessíveis para aplicar em sala de aula, com ou sem tecnologia. • Explorar a ligação entre pensamento computacional, STEAM, robótica e metodologias ativas. • Desenvolver estratégias para integrar o pensamento computacional nas diferentes áreas curriculares.
Conteúdos
O que é afinal pensamento computacional? Definições e componentes: decomposição, padrões, abstração, algoritmos Exemplos simples e aplicados Visionamento e análise de pequenos casos práticos Pensamento computacional como literacia do século XXI Potencialidades para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional Evidências científicas e estudos mais relevantes Do conceito à prática: atividades simples para qualquer professor Introdução à programação visual (UBBU) Microtarefas rápidas aplicáveis em sala de aula Exemplos de integração curricular em diferentes disciplinas Criar e partilhar: a minha primeira atividade de pensamento computacional
Metodologias
A sessão seguirá uma metodologia interativa e prática, com exposição dialogada com partilha de exemplos reais de práticas pedagógicas, demonstração e exploração de ferramentas digitais aplicadas à avaliação.
Modelo
Inquérito de Satisfação Ação de Formação