569

ACD07 - Avaliar para Aprender: A Dimensão Digital da Avaliação turma ACD07 - 25-26

Apresentação

A avaliação é, cada vez mais, um processo contínuo, reflexivo e integrado no ato de aprender. As ferramentas digitais e as novas possibilidades trazidas pela Inteligência Artificial permitem recolher evidências, gerar feedback imediato e envolver os alunos num percurso mais autónomo e autorregulado. Nesta ação, os professores serão convidados a refletir sobre a avaliação digital não como um instrumento de medição, mas como um processo de aprendizagem ativo, onde as tecnologias potenciam a avaliação formativa, a autoavaliação e a coavaliação. Partindo de exemplos práticos e plataformas digitais, serão apresentadas estratégias que integram o digital na avaliação com propósito pedagógico e ético.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Promover uma abordagem pedagógica à avaliação digital, centrada na aprendizagem e no desenvolvimento de competências dos alunos. • Compreender o papel da avaliação digital como motor de aprendizagem. • Explorar ferramentas digitais que potenciem feedback formativo e envolvimento dos alunos. • Refletir sobre critérios, rubricas e instrumentos digitais de avaliação. • Integrar práticas de autoavaliação e coavaliação em ambientes digitais. • Analisar exemplos de boas práticas e promover a partilha de experiências.

Conteúdos

A avaliação como processo de aprendizagem: princípios e enquadramento. A transição do paradigma “avaliar para classificar” para “avaliar para aprender”. Ferramentas digitais de apoio à avaliação. Feedback formativo digital: tipos, tempos e estratégias. A Inteligência Artificial como apoio à personalização e monitorização da aprendizagem. Construção de instrumentos digitais: rubricas, grelhas e formulários. Ética, transparência e fiabilidade na avaliação digital.

Metodologias

A sessão seguirá uma metodologia interativa e prática, com exposição dialogada com partilha de exemplos reais de práticas pedagógicas, demonstração e exploração de ferramentas digitais aplicadas à avaliação.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Observações

Bibliografia: Fernandes, D. (2006). Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. Porto Editora. Fernandes, D. (2019). Avaliar para aprender: repensar a avaliação das aprendizagens. Porto Editora. OCDE (2021). Digital Education Outlook 2021: Smart Technologies and the Future of Learning. OECD Publishing. Perrenoud, P. (1999). Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Editora. Santos, J. A., & Carvalho, A. A. (2020). Avaliação Digital das Aprendizagens: Perspetivas, desafios e práticas docentes. Universidade do Minho.

Formador

Marco Alexandre Carvalho Bento

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-12-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 03-11-2025
Fim: 03-11-2025
Acreditação: ACD07 - 25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório Domus Aeminium

INSCREVER-ME