532

ACD64 - O Futuro do Ensino da Matemática - XIII Encontro de Estágios Pedagógicos turma ACD64 - 24-25

Apresentação

Pretende-se um contacto com aspetos inovadores do ensino da Matemática cuja importância aumentará no futuro do ensino em Portugal e na Europa. Tal reflete-se nas recentes decisões da Comissão Europeia com vista a um novo Plano de Ação para desenvolvimento de Competências Básicas na Europa.

Destinatários

Professores do grupo 230 e 500

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Apresentar aos participantes diversas novas estratégias para trabalhar na sala de aula de Matemática no Básico e no Secundário as aplicações e Modelação Matemática para responder à necessidade identificada pela Comissão Europeia de “usar e interpretar matemática para resolver problemas em situações do mundo real”.

Conteúdos

Novos modelos matemáticos usados em eleições que satisfaçam critérios democráticos bem quantificados, modelos matemáticos diferentes elaborados para prever se um potencial animal de estimação irá ser bem tratado pelos novos donos, modelos matemáticos diversos testados no ensino da Geometria no Ensino Básico e Secundário usando tecnologia e modelos físicos, discussões à volta das recentes decisões (com data de 5 de março de 2025) da Comissão Europeia sobre um novo Plano de Ação para desenvolvimento de Competências Básicas na Europa, que inclui o desenvolvimento da Literacia Matemática definida como “a capacidade de raciocinar matematicamente e de formular, usar e interpretar matemática para resolver problemas em situações do mundo real, fazer juízos e tomar decisões bem fundamentadas com base em dados”.

Metodologias

Exposições orais seguidas de debate.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação

Observações

PROGRAMA: 14:30 – Sessão de Abertura 14: 45 – Apresentação dos resultados da Competição Internacional “The Internanacional Mathematical Modeling Challenge, IM2C”. 15:00 - Conferência convidada “Teoria dos Jogos em socorro da Democracia” João Luís Soares (Departamento de Matemática, UC) 16:00 – Apresentação dos trabalhos das equipas portuguesas selecionadas do IM2C, sob o tema “Escolhendo o animal de estimação perfeito”. 17:00 – Coffee Break 17:15 – Apresentações dos Professores Estagiários 18:30 – Conferência de Encerramento “O futuro do Ensino da Matemática na Europa” Jaime Carvalho e Silva (Departamento de Matemática (UC) 19:30 – Sessão de encerramento _______________________________________ Critérios de seleção: 1º Docentes dos GR 230 e 500 das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição 2º Docentes dos GR 230 e 500 de outras Escolas, por ordem de inscrição

Formador

Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-07-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 19:30 5:00 Presencial
Início: 02-07-2025
Fim: 02-07-2025
Acreditação: ACD64 - 2024-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 5 h
Local: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra

INSCREVER-ME