
ACD63 - PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR: aprofundamento e revisitação dos conteúdos turma ACD63 - 24-25
Apresentação
No final da formação PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR, terminada em março de 2025, os participantes declararam interesse em aprofundar alguns dos conteúdos dinamizados nas diversas sessões, propondo aos formadores que se, possível, se realizasse uma ação de curta formação com esse objetivo.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Compreender a forma como a natureza e o funcionamento da mente, a sua complexidade e a neuroplasticidade do cérebro têm implicações no bem-estar psicológico e na saúde mental. - Compreender os sistemas reguladores do afeto, o seu papel, as suas características, o funcionamento e as emoções que lhes estão associadas, bem como a sua psicofisiologia e a forma como estes aspetos estão ligados à saúde mental e física. - Reconhecer que as interações pessoais e o modo de vida da sociedade contemporânea podem ser geradoras de grandes problemas e dificuldades ao ativarem de forma desadequada os sistemas reguladores do afeto. - Conhecer, aprender, explorar, treinar e aplicar estratégias capazes de prevenir e lidar com problemas no âmbito do bem-estar psicológico e da saúde mental em contexto escolar. - Promover uma melhoria do clima socio-emocional das escolas/agrupamentos, enquanto organização.
Conteúdos
A natureza o funcionamento da mente e a sua complexidade - implicações destes aspetos no bem-estar psicológico e na saúde mental, nomeadamente em contexto escolar. - A ligação corpo-cérebro e a neuroplasticidade como potenciais de mudança do funcionamento do cérebro - implicações para a saúde mental e o bem-estar psicológico, nomeadamente em contexto escolar. – Os sistemas reguladores do afeto, as emoções, o seu papel, as suas características, o funcionamento e a sua psicofisiologia - implicações destes aspetos no bem-estar psicológico e na saúde mental, nomeadamente em contexto escolar. -Os “múltiplos eus” emocionais e o seu funcionamento, em termos motivacionais, cognitivos, fisiológicos e comportamentais - trabalhar o equilíbrio dos diferentes sistemas afetivos e desenvolver a regulação emocional, nomeadamente em contexto escolar. - O autocriticismo, a sua natureza, o seu papel e o seu funcionamento e os danos que provoca - trabalhar com o autocriticismo e aprender outras formais mais positivas de autocorreção, nomeadamente em contexto escolar. - As relações interpessoais e o modo de vida contemporânea como ativadores de desequilíbrio dos sistemas de regulação do afeto - prevenir e lidar com estes problemas e dificuldades em contexto escolar.
Metodologias
Exposição com recurso a powerpoint Análise e discussão de casos, roleplaying, exercícios em pares, exercícios em grupo, exercícios individuais, exploração da integração
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação
Observações
Destinatários: Professores que frequentaram a ação acreditada PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR
Formador
Marcela Salomé Albuquerque Andrade Matos
Margarida Pedroso de Lima
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-06-2025 (Domingo) | 10:00 - 16:00 | 6:00 | Presencial |