
ACD58 - Conviver / Conhecer/ Aprender turma ACD58 - 2024-2025
Apresentação
A sensibilidade estética e artística, bem como o pensamento crítico e criativo, são áreas de competências identificadas como essenciais no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O combate ao insucesso escolar tem de passar obrigatoriamente pela motivação dos alunos/as para as aprendizagens escolares. Sendo certo que esta motivação não é igual em todos, cabe aos professores buscar estratégias que favoreçam a motivação e que se adequem o mais possível aos interesses dos alunos/as, resultando na capacidade de se auto motivarem através de uma atitude criativa. A arte leva-nos ao reconhecimento de emoções noutras pessoas, mas também em nós próprios, contribuindo para a criação de habilidade em relacionamentos interpessoais, através do auto conhecimento e do controlo das suas emoções, desenvolvendo competências de aprendizagem sócio emocional. Esta ação de formação pretende proporcionar aos professores/as o conhecimento de estratégias de motivação, através do património artístico e cultural, que lhes permitam escolher as que mais se adequam aos alunos que acompanham. Pretende-se colocar os professores perante o património artístico e cultural, fornecendo-lhes ferramentas que os ajudem a saber ver uma imagem, um objeto, ou uma obra de arte, estabelecendo a relação com vários conteúdos programáticos. Pretende-se ainda contribuir para um ambiente convívio e de conhecimento entre pares, facilitador do trabalho colaborativo e interdisciplinar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Promover a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Incentivar ao uso de estratégias que facilitem o gosto pela escola e pelas atividades escolares integrando a arte e o património nos currículos essenciais Reconhecer e interpretar obras figurativas e abstratas como significativas para o reconhecimento da relação do Homem com o mundo. Proporcionar aos professores o contato com a obra de arte e transformá-la em instrumentos de aproximação e de investigação suscetíveis de favorecer a revelação das aptidões, a sua aquisição e o seu aperfeiçoamento. Incentivar a aplicação de domínios de autonomia curricular (DAC), áreas de confluência de trabalho interdisciplinar. Cultivar o gosto pela arte e pelos museus.
Conteúdos
O Programa Nacional de promoção do Sucesso Escolar A interpretação da obra de arte tendo por base a cor, a forma e o movimento, mas também a simbologia. A empatia estética na relação entre o Homem e a natureza. Criação de instrumentos de ligação entre a arte e os currículos essenciais. Domínios de Autonomia Curricular.
Metodologias
Viagem a Ílhavo, com visita ao Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário de Bacalhaus, Navio Museu Sto. André, almoço com ementa tradicional, visita ao Museu da Vista Alegre, Capela, Teatro e bairro operário.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Formador
Nuno Miguel Ferreira Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |