
ACD57 - A IA pela Inclusão. Práticas Pedagógicas Inclusivas no Digital. turma ACD57 - 2024-2025
Apresentação
Partindo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital prevê-se um investimento nas competências digitais (CD) dos docentes e dos formadores. Nesta medida, caberá aos docentes desenvolver a CD necessárias para o exercício de uma cidadania ativa manuseando eficazmente as tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático. Por essa razão, importa promover experiência e debate nesta área do conhecimento para que os docentes possam, posteriormente, desenvolver as CD dos alunos. A partilha de práticas pedagógicas e inovadoras desenvolvidas pelos docentes nos mais diversos contextos educativos constitui uma mais-valia nesta ACD que aqui propomos, na medida em que vai ao encontro do objetivo da capacitação digital dos docentes que preconiza o desenvolvimento de modelos inovadores associados aos processos de ensino e de aprendizagem e também uma aprendizagem organizacional, na medida em que pressupõe a renovação de práticas de ensino de forma estratégica e intencional. A valorização da criação de contextos colaborativos, que fomentem o trabalho em equipa, por um lado, e a inclusão, por outro, abrem possibilidades de estruturação do trabalho docente, dentro e fora da sala de aula, em cenários dialógicos e reflexivos, no quadro de uma organização do trabalho mais flexível e versátil, em que diversas ferramentas ao serviço da IA, podem ser um excelente aliado nas dinâmicas de sala de aula. Para a escola que se carateriza hoje pela heterogeneidade, importa compreender como entendemos a diferença no mundo em que vivemos e ver na diferença um desafio para gerar novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Nesta filosofia, entendemos que é urgente diferenciar práticas, projetos e atividades pedagógicas e vivenciar a sua praticidade em contexto de sala de aula com colegas que já as implementam.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- conhecer as potencialidades da cultura colaborativa entre docentes; - sensibilizar para as vantagens do trabalho colaborativo como promotor da inclusão e do desenvolvimento de competências digitais; - aprofundar práticas promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos docentes de forma colaborativa; - promover a partilha de práticas pedagógicas e inovadoras no EARSI, promotoras de competências digitais nos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Conteúdos
Enquadramento legal: principais orientações da política educativa atual Trabalho colaborativo: vantagens das lideranças colaborativas na era digital Exemplos de inclusão e trabalho colaborativo em diferentes modalidades de ensino com Recursos Educativos Digitais, em articulação com o PADDE: BE, CAA, Projetos e LED – partilhas dos professores do AERSI.
Metodologias
Apresentação dos Conteúdos, debate e reflexão com os Formandos. Partilha e discussão de práticas inovadoras
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Formador
Clotilde Pinto
José António Esteves Rêgo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |