519

ACD51 - A Prática de Futebol na Escola – Fase 2 turma ACD51 - 24-25

Apresentação

A modalidade de futebol é o desporto mais praticado em todo o mundo. Para além de ser o desporto que mais crianças e jovens movimenta é também um fenómeno no qual são envolvidos biliões de euros, quer seja na formação de jogadores, treinadores e dirigentes, construção de complexos desportivos, transmissões televisivas, entre vários outros aspetos. A nível do treino têm existido evoluções constantes em termos de aplicação de metodologias do ensino-aprendizagem, pelo que a constante atualização de conhecimentos se torna necessária, de forma a acompanhar o desenvolvimento da modalidade. Esta formação vem na sequência de outras formações decorridas com esta temática procurando aprofundar conhecimentos e tem como objetivo promover a prática do futebol e desenvolver formação especifica para a posição de guarda redes. Será organizada com dois momentos e objetivos distintos com a seguinte designação: A Prática de Futebol na Escola – Fase 1 (6h) e A Prática de Futebol na Escola – Fase 2 (4h). Sendo que os conteúdos e objetivos serão diferentes para cada etapa, o processo para acreditação será proposto individualmente para cada fase.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do grupo de recrutamento 260 e 620

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Observar o posicionamento em diversas situações de jogo informal e formal; • Analisar o planeamento e periodização do treino no futebol 7; • Analisar o planeamento e periodização do treino na transição do futebol 7 parta o futebol 11.

Conteúdos

Sessão 1 (4h) Observação e Análise do guarda-redes Modelo de treino para guarda redes jovem no futebol 7 Modelo de treino para guarda redes jovem no futebol 11 (transição do futebol 7 para 11)

Metodologias

Método expositivo; Método interrogativo e Método ativo.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Observações

Bibliografia: Castelo, J. (1994): Futebol, Modelo Técnico-Tático do Jogo, Edições FMH, Lisboa. Conde, M. (1999): O Ensino do Futebol - Futebol de 7 um jogo de iniciação ao futebol de 11, Edição do autor, S. Mamede de Infesta. Mesquita, I (1997): Pedagogia do Treino - A formação em jogos desportivos coletivos, Livros Horizonte, Lisboa Queiroz, C. (1986): Estrutura e Organização dos Exercícios de Treino em Futebol, Federação Portuguesa de Futebol, Lisboa.

Formador

Marco António Correia Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-06-2025 (Domingo) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 01-06-2025
Fim: 01-06-2025
Acreditação: ACD51 - 2024-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Salão de Congressos do Centro Cultural de Vila N. de Poiares

INSCREVER-ME