
ACD49 - Colóquio Literatura Infantil Subversiva (CLIS) turma ACD49 - 24-25
Apresentação
O presente colóquio pretende reunir especialistas em várias áreas para discutir o papel de obras de literatura infantil que manifestam preocupações sociais e ambientais e que se apresentam como instrumentos valiosos na formação de adultos críticos e interventivos. Muitas dessas obras abordam temas complexos e, como tal, são frequentemente apelidadas de polémicas ou subversivas. Estas foram desenhadas para desmantelar preconceitos, destruir dogmas e instigar a mudança, encorajando os seus leitores a questionar o que é apresentado como comumente aceite e a exigir um mundo melhor. Algumas dessas obras serão analisadas e a importância do ensino de literatura, particularmente daquela atenta a problemas sociais e ambientais, será enfatizada. Para Alyson Simpson e Teresa Mary Cremin, “Literature has the potential to spark the kind of mindful disruption necessary to shift standardised paradigms of thought, so literacy education should have children’s literature at its heart” (Simpson e Cremin, 2022: 1). De acordo Sandie Mourão, os livros ilustrados são uma poderosa ferramenta para encorajar os alunos a olhar “beyond their own worlds and positively experience others” (Mourão, 2015: 201). Sendo assim, a literatura infantil tem a capacidade de expor as crianças a diferentes mundividências e a extrapolar preconceitos. No entanto, estes necessitam do apoio dos professores para perceberem as “cultural nuances” apresentadas por esses livros (Mourão, 2015: 201). O presente colóquio, pretende sugerir aos professores estratégias de abordagem de temas complexos e fraturantes, bem como disponibilizar um espaço de partilha e debate. O site do CLIS pode ser encontrado aqui: https://coloquiomegaphone.wordpress.com/. Aqui pode encontrar resumos, programa , informações e notas biográficas. Pedimos que não divulgue este link por agora, porque os materiais ainda estão em preparação. Disponibilizaremos todo o material atempadamente, assim que este seja solicitado pela vossa equipa.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Familiarizar docentes com obras de literatura infantil subversiva. 2. Sensibilizar docentes para a importância dessas obras na formação de adultos socialmente e ecologicamente responsáveis. 3. Munir docentes de estratégias de abordagem de assuntos complexos ou polémicos no contexto de sala de aula.
Conteúdos
No presente colóquio serão abordados os seguintes temas: Ana Paula Arnaut - De subversão em subversão enche o leitor o papo (Mário Cláudio, António Lobo Antunes, Valério Romão, etc.) Ana Margarida Ramos - Temas fraturantes na edição independente portuguesa para a infância e a juventude: uma breve panorâmica das tendências atuais Osvaldo Silvestre - Heresias, revoluções & tipografias: a subversão infantil de Manuel António Pina nos anos 70 Maria Goicoechea - Literatura infantil digital subversiva (título provisório) Ana Cristina Silva - A literatura infantil e a luta contra o preconceito. Thales Estefani - Curupira, Caipora e Tengu: natureza em proteção do Brasil ao Japão Eduarda Lima (autora de Literatura Infantil convidada). Tema: Literatura Infantil e ecologia Afonso Cruz (autor de Literatura Infantil convidado). Tema: Literatura Infantil e capitalismo (por confirmar) Ana Maria Machado - A leitura literária em sala de aula – subtilezas, surpresas e descobertas Mónica Lourenço - Formação para a cidadania global: oportunidades, desafios e o papel da literatura infantil Celeste Simões - Little Red e O Casaquinho Vermelho: um caso sério de tradução Carina Infante do Carmo - A Vida Mágica da Sementinha, um livro de matriz soviética para crianças?
Metodologias
- Criação de um espaço de debate sobre tópicos abordados. - Partilha de experiências sobre a abordagem de temas complexos dentro da sala de aula.
Modelo
Frequência
Observações
BIBLIOGRAFIA: Mourão, Sandie (2015). “The potential of picturebooks with young learners”, in Teaching English to Young Learners. Critical Issues in Language Teaching with 3-12 year olds, editado por Janice Bland. London: Bloomsbury Academic, pp. 199–218. Simpson, A.; Cremin, T.M. (2022). “Responsible Reading: Children’s Literature and Social Justice”, in Education Sciences, 12, 264. https://doi.org/ 10.3390/educsci12040264. Centro de Literatura Portuguesa, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |