
ACD45 - Pensar (com) Camões e (Re)Descobri-lo na atualidade turma ACD45 - 2024-2025
Apresentação
No ano em que se assinalam os 500 anos do seu nascimento, somos desafiados, pela Rede de Bibliotecas Escolares, a Pensar (com) Camões e a (Re)Descobri-lo. Esta Ação de Formação almeja, assim, proporcionar aos docentes uma reflexão crítica da obra de Camões, que, neste contexto, surge como uma lente através da qual se pretende compreender e discutir os desafios do presente, num diálogo interdisciplinar em torno de ideias e valores que se encontram nela expressos, carreando para o debate distintas áreas do saber como a filosofia, a ética e a arte, assim como outros aspetos da sociedade atual, entre eles a política educativa, o currículo e as ciências da educação. Pretende-se, deste modo, promover uma abordagem da obra camoniana sob diferentes ângulos, como um estímulo à criação de abordagens pedagógicas interdisciplinares e inovadoras inspiradas na riqueza dessa obra.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Compreender a dimensão emblemática da obra de Camões e como as suas imagens poéticas podem ser interpretadas além do texto escrito; - Descobrir como Camões incorporou as o humorismo, a sátira e a paródia na sua obra e qual o impacto dos mesmos; - Estimular abordagens pedagógicas interdisciplinares e inovadoras inspiradas na riqueza da obra de Camões.
Conteúdos
PROGRAMA (sujeito a atualização) Sessão de Abertura: Momento cultural e literário Comunicações 1. Camões: humorismo, sátira e paródia Orador/Palestrante: Doutor Paulo Silva Pereira 2. Pintura que fala? Qual a verdadeira dimensão emblemática da poesia Camoniana? Oradora/Palestrante: Doutora Filipa Medeiros Araújo 3. Ensinar Camões: inquietações e alegrias Orador/Palestrante: Professor Doutor José Augusto Cardoso Bernardes Mesa-redonda I Debate com a participação dos formandos Espaço de debate informal entre palestrantes e formandos sobre a atualidade da obra Camoniana, como estímulo a uma reflexão crítica sobre a mesma, numa interligação à pertinência da sua lecionação nas escolas, e ao seu modus operandi, com partilha de experiências. Encerramento e conclusões finais
Metodologias
Esta formação socorrer-se-á de diversas metodologias, entre as quais a realização de comunicações por três especialistas em cultura clássica e na obra de Camões. Haverá ainda um espaço de debate sobre a atualidade da obra Camoniana, estratégias pedagógicas, bem como a partilha de práticas, com vista à participação ativa dos participantes. Os formadores convidados farão as comunicações e os restantes, para além de assegurarem a organização do evento, terão um papel de promotores de uma reflexão séria e fundamentada em torno da(s) temática(s) em apreço, enquanto moderadores das comunicações, mesa-redonda/debate. Para envolvimento com a obra de Camões, proporcionar-se-á, ainda, um momento cultural e literário.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Observações
- Obrigatoriedade de Registo na Plataforma de Gestão da Formação do CFAE Minerva para inscrições na ACD e emissão do Certificado. - 1ª Prioridade - Professores do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro e Escolas Secundárias Infanta D. Maria e Avelar Brotero por ordem de inscrição; - 2ª Prioridade – Professores Bibliotecários da Rede de Bibliotecas de Coimbra [CFAE Minerva e CFAE Nova Ágora], por ordem de inscrição; - 3.ª Prioridade - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição. - A totalidade dos formandos encontra-se dependente da capacidade do auditório da Escola Secundária Infanta D. Maria, cerca de 100 pessoas.
Formador
Antonino da Conceição de Almeida e Silva
Maria Nazarete Soares da Silva costa Catré
Leonor dos Santos Custodio Goncalves