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AF38 - Manuais digitais com recurso a metodologias de aprendizagem ativa e inteligência artificial turma AF38-T1

Apresentação

O Programa de Digitalização para as Escolas, integrado no Plano de Ação para a Transição Digital de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), inclui o desenvolvimento de um projeto-piloto de Manuais Digitais, iniciado no ano letivo de 2020/2021, com possibilidade de expansão a todas as escolas nos anos letivos seguintes. Nesse sentido, o CFAE Minerva, identificou a necessidade de implementar um programa de formação que explore formas de aplicação dos manuais e de outros recursos digitais, incluindo o uso de inteligência artificial, com foco nas metodologias de ensino e numa abordagem pedagógica centrada nos alunos. A introdução da inteligência artificial visa apoiar os docentes na personalização do ensino, respondendo às necessidades individuais dos alunos e promovendo uma aprendizagem mais eficaz e inclusiva.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

• Incentivar o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, incluindo manuais digitais e ferramentas baseadas em IA, para criar ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos. • Promover a capacitação dos professores no uso de IA e de recursos digitais, capacitando-os para integrar eficazmente estas tecnologias nas suas metodologias de ensino, com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos. • Desenvolver uma pedagogia centrada nos alunos, apoiada por IA, que permita uma abordagem personalizada do ensino, adaptando conteúdos e estratégias às necessidades e ritmos de cada aluno. • Facilitar o acesso a recursos educativos digitais inovadores, com apoio da IA para análise e seleção dos materiais mais adequados para cada contexto de aprendizagem, reforçando a inclusão e o sucesso escolar. • Implementar estratégias de monitorização e avaliação, utilizando IA para recolher e interpretar dados sobre o progresso dos alunos, permitindo ajustes contínuos nas práticas pedagógicas e apoio mais direcionado.

Conteúdos

Módulo 1: Introdução à Integração de Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial na Educação (3h presenciais) • Visão geral sobre o Plano de Ação para a Transição Digital. • Conceitos básicos de inteligência artificial e suas aplicações na educação. • Introdução aos manuais digitais. • Impacto da IA na transformação das práticas pedagógicas. ________________________________________ Módulo 2: Formação em Inteligência Artificial e Competências Digitais para Docentes (6h síncronas) • Ferramentas digitais e plataformas educativas com IA: funcionalidades e benefícios. • Aplicação da IA para personalizar a experiência de ensino. • Técnicas de uso de IA para criação de planos de aula e conteúdo adaptativo. • Exemplos práticos de IA aplicada no ensino. ________________________________________ Módulo 3: Metodologias Pedagógicas Centradas nos Alunos com Apoio de IA (6h síncronas) • Estruturação de metodologias de ensino centradas no aluno com suporte de IA. • Adaptação de conteúdos e estratégias de ensino usando IA para diferentes estilos de aprendizagem. • Utilização de IA para promover a autonomia e inclusão dos alunos. • Estratégias de engajamento dos alunos através de ferramentas de IA interativas. ________________________________________ Módulo 4: Curadoria e Acesso a Recursos Educativos Digitais com IA (3h síncronas) • Curadoria de recursos educativos digitais com auxílio da IA. • Exploração de plataformas e bibliotecas de recursos digitais. • Ferramentas de IA para a recomendação e adaptação de conteúdos. • Criação de uma biblioteca de recursos adaptados ao contexto e necessidades dos alunos. ________________________________________ Módulo 5: Monitorização e Avaliação Personalizadas com Inteligência Artificial (4 horas síncronas) • Ferramentas de IA para monitorização e análise de dados de aprendizagem. • Avaliação adaptativa com IA para recolher dados sobre o progresso dos alunos. • Utilização de IA para identificar áreas de melhoria e ajustar práticas pedagógicas. • Estudos de caso sobre o uso de IA em avaliação contínua e personalizada. Apresentação dos trabalhos Finais (3h presenciais)

Metodologias

Presencial:A oficina irá decorrer na modalidade de B-Learning com sessões presenciais e síncronas, com a seguinte distribuição: 6h presenciais, 19h síncronas. O formador irá recorrer às plataformas Moodle e de videoconferência (por exemplo, ZOOM, Google Meet, Teams, ...) para a dinamização das sessões assíncronas e síncronas. Trabalho autónomo:25 horas de trabalho autónomo para: planificar atividades e construir recursos, tendo em vista a sua aplicação com os alunos em contexto educativo, utilizando os conteúdos explorados nas sessões; experimentar em contexto educativo atividades planificadas e recursos construídos; refletir criticamente sobre a aplicação prática e o interesse educativo da utilização de manuais digitais junto dos seus alunos, na sala de aula/escola e/ou outros contextos educativos.

Avaliação

Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, com base em: 1) qualidade da participação e contributo para a dinâmica das sessões; 2) cumprimento dos prazos de realização das atividades de aprendizagem propostas; 3) qualidade da realização das tarefas propostas e reflexões efetuadas. A ponderação a aplicar na concretização da avaliação da formação é a seguinte: Participação/Contributos (40%) Trabalho de aplicação de conteúdos (60%)

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação

Bibliografia

Alves, A. (2017). Trabalhar com portefólios escolares in Educação e Matemática, 143 julho/Agosto/Setembro 2017, p.12-16. APM. Coelho, H. (1995). Inteligência Artificial em 25 lições, Fundação Calouste Gulbenkian Eison, J. (2010). Using Active Learning Instructional Strategies to Create Excitement and Enhance Learning. Retirado de http://bit.ly/2kt2MNB Felder, R. M. & Brent, R. (2009) Active Learning: An Introduction. ASQ Higher Education Brief, 2(4). Retirado de http://bit.ly/2jbFA9T Michael R. Genesereth, Nils J. Nislsson. (1987), Logical Foundations of Artificial Intelligence. Morgan Kaufman Publishers (Capítulos 2, 3 e 4)

Observações

Prioridade Única - Professores do Agrupamento de Escolas Matim de Freitas - Projeto Piloto Manuais Digitais

Formador

Marco Alexandre Carvalho Bento

Celestino Magalhães

Carla Alexandra Soares Rodrigues Maia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 03-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 10-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 17-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 24-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 10-03-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 17-03-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 24-03-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 27-01-2025
Fim: 24-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-120905/23-24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas